Quais são os principais conceitos da genética?

Quais são os principais conceitos da genética?

A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.

Qual é o conceito de heterozigoto?

Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.

Qual o conceito de alelos?

Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.

O que é heterozigoto Brainly?

Resposta. Indivíduo que tem dois alelos diferente do mesmo gene. Quando o indivíduo possui dois alelos iguais desse modo as combinações são totalmente iguais ao do homozigoto do gene, diz-se que este indivíduo é homozigoto, e quando possui dois alelos diferentes do mesmo gene, diz-se que este indivíduo heterozigoto.

O que é homozigose Brainly?

Um indivíduo é chamado de homozigoto, ou puro, quando os alelos que codificam uma determinada característica são iguais. Ou seja, os alelos são iguais e ele vai produzir apenas um tipo de gameta.

Qual a diferença entre um indivíduo homozigoto é heterozigoto?

Quando encontramos cromossomos homólogos com alelos diferentes, denominamos o indivíduo de heterozigoto. ... Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, dizemos que se trata de um homozigoto. Se os alelos forem diferentes, o indivíduo é heterozigoto.

O que é genótipo Brainly?

O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias.

O que é dominante Brainly?

Resposta: Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos. Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos.

O que é recessivo Brainly?

Resposta. Gene recessivo é um gene q sua característica não está expressa, no estado heterozigótico. Um gene recessivo só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos , e só se manifesta na ausência de seu gene contrário dominante.

O que são alelos dominantes *?

Dizemos que um alelo é dominante quando ele consegue determinar um fenótipo, mesmo que ocorra em dose simples. Isso significa que o alelo dominante irá expressar-se tanto em homozigose quanto em heterozigose.

Como identificar os genótipos?

Para descobrir genótipos é preciso que nós possamos observar os pais do indivíduo assim como seus filhos e também o seu fenótipo, podendo ser até mesmo organizados por uma sequência de genoma.

Como saber qual é o meu gene?

7 formas de descobrir mais sobre ancestralidade e DNA

  1. Dica 1: converse com pessoas que podem lhe dar pistas sobre sua genética.
  2. Dica 2: se observe.
  3. Dica 3: seu sobrenome pode lhe dizer muitas coisas.
  4. Dica 4: esteja antenado sobre novas descobertas.
  5. Dica 5: faça um teste genético.
  6. Dica 6: procure entender seu resultado.
  7. Dica 7: pesquise mais em bancos de dados de genética.

Quais são os genes dominantes?

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

O que determina a cor da pele do bebê?

A genética controla a quantidade de melanina (ou pigmento) que uma pessoa terá em seu corpo. O DNA que o bebê recebe da mãe e de seu parceiro determina se seus olhos serão azuis, marrom, verde ou outra cor.