O que é ponto de mínimo e máximo?

O que é ponto de mínimo e máximo?

O ponto de máximo e o ponto de mínimo de uma função do 2º grau são definidos pela concavidade da parábola, se está voltada para baixo ou para cima. Toda expressão na forma y = ax² + bx + c ou f(x) = ax² + bx + c, com a, b e c números reais, sendo a ≠ 0, é denominada função do 2º grau.

Como calcular o valor mínimo da função?

O vértice da parábola é considerado um ponto de mínimo quando a concavidade da parábola está voltada para cima, isto é, quando o valor do coeficiente a é maior que zero (a > 0). Nesse caso, a coordenada yv representa o valor mínimo da função, como também podemos ver no gráfico acima.

Qual é o menor valor que cada função pode assumir?

Resposta. Veja: o menor (ou maior) valor que qualquer função do 2º grau poderá assumir é dado pelo "y" do vértice (yv) da parábola da função.

Qual o sinal do ∆ para a função quadrática não ter raízes reais?

A parábola possui concavidade voltada para cima em decorrência de a > 0, mas não possui raízes reais, pois < 0.

Em qual valor a parábola cruza o eixo Y?

Se b < 0 a parábola cruza o eixo y no ramo decrescente. O coeficiente c indica o ponto onde a parábola cruza o eixo y.

Qual é a fórmula do lucro?

Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos).

Como calcular função lucro?

A função lucro é L(x) = R(x) – C(x). A função custo é C(x) = 6000 + 14x. Já a função receita é R(x) = px, sendo p o preço de mercado e x o número de peças produzidas por mês.

Qual será o lucro máximo?

O lucro dado é representado por uma função do 2º grau, seu gráfico possui concavidade voltada para baixo ou valor máximo. Para determinarmos o preço de venda do sapato, no intuito de obter o lucro máximo, basta calcular o valor do vértice x da parábola, dado por Xv = – (b/2a).

Como calcular a receita máxima?

  1. R = 18000 + 800x - 100x²
  2. O valor máximo da receita está no vértice desta parábola e é dado por:
  3. Rmáx = -Δ/4a.
  4. Rmáx = $19600.

Como calcular a função receita total?

A função receita está ligada ao faturamento bruto de uma entidade, dependendo do número de vendas de determinado produto. R(x) = px , onde p: preço de mercado e x: nº de mercadorias vendidas.