O que quer dizer a sigla HD-A?

O que quer dizer a sigla HD-A?

Endoscopia de uma úlcera duodenal com base limpa. Hemorragia digestiva alta (HDA) ou Sangramento gastrointestinal superior é um sintoma de hemorragia no trato gastrointestinal superior, ou seja, faringe, esôfago, estômago ou duodeno.

O que é HD-A na medicina?

Clinicamente, a presença de hematêmese e/ou melena indica um quadro provável de hemorragia digestiva alta (HDA), onde a fonte de sangramento é proximal ao ângulo de Treitz – esôfago, estômago ou duodeno.

O que significa a sigla EDA na medicina?

Definição: EDA: Exame de investigação de doenças do esôfago, estômago e duodeno (primeira porção do intestino delgado). A sigla EDA corresponde a Endoscopia Digestiva Alta.

Qual a diferença entre HD-A e HDB?

As HDA apresenta-se nas regiões esôfagianas, estomacal e duodenal em quanto as HDB no intestino delgado, grosso, colón, reto e ânus. O procedimento escolhido em primeira mão em um paciente hemodinamicamente estável é a endoscopia digestiva para diagnosticar o tipo de hemorragia se é HDA ou HDB.

O que significa a doença HDB?

A hemorragia digestiva baixa (HDB) é a perda de sangue do trato gastrintestinal distal ao ligamento de Treitz. A HDB é um problema comum em medicina de emergência e deve ser considerado potencialmente fatal até prova em contrário.

Como diferenciar hemorragia digestiva alta e baixa?

A hemorragia digestiva pode ser classificada em alta, quando atinge a parte superior do trato gastrointestinal (esôfago, estômago e duodeno); e baixa, quando atinge a parte inferior do trato gastrointestinal (intestino delgado, intestino grosso e ânus).

Como diagnosticar hemorragia digestiva?

Caso o indivíduo apresente estes sintomas é aconselhada uma consulta com um médico gastroenterologista. Os exames que podem ajudar a diagnosticar as hemorragias digestivas são a endoscopia digestiva alta ou a colonoscopia.

Qual a principal causa de hemorragia digestiva alta?

Hemorragia digestiva alta é um sangramento na região do esôfago, estômago, duodeno ou intestino delgado. Essa perda de sangue pode estar relacionada a problemas nestes órgãos, como gastrite, úlcera estomacal, úlcera duodenal, consumo excessivo de certos medicamentos ou álcool, entre outros.

O que pode causar uma hemorragia digestiva?

As causas de hemorragia digestiva podem variar desde situações benignas e frequentes, como hemorróidas ou fissuras do ânus, até condições mais graves, como a úlcera péptica ou cancro do tubo digestivo (esófago, estômago ou cólon).

O que pode ser hemorragia intestinal?

Hemorragia do trato gastrointestinal baixo é uma condição em que há sangramento da parte baixa do aparelho digestivo, especificamente do intestino grosso, do reto ou do ânus. Os principais sintomas são sangue vermelho fresco saindo do ânus ou fezes de cor marrom-avermelhada.

Quais as causas da HDB?

As causas de HDB incluem: doença diverticular (30-65%), colite isquêmica (5-20%); doença hemorroidária (5-20%), pólipos ou neoplasias colorretais (2-15%), angiectasias (5-10%), sangramento pós-polipectomia (2-7%), doença inflamatória intestinal (3-5%), colite infecciosa (2-5%), úlcera retal solitária (0-5%), varizes ...

O que provoca hemorragia intestinal?

Qual a sua causa e fatores de risco? As causas de hemorragia digestiva podem variar desde situações benignas e frequentes, como hemorróidas ou fissuras do ânus, até condições mais graves, como a úlcera péptica ou cancro do tubo digestivo (esófago, estômago ou cólon).

O que provoca câncer no intestino?

São considerados fatores de risco para o câncer de intestino idade acima de 50 anos, dieta com alto teor de gordura e baixo teor de fibras, obesidade​, sedentarismo e tabagismo . Pessoas que possuem histórico da doença ou casos de pólipos intestinais na família precisam ficar mais atentas.