Quais são os sintomas e consequências ao organismo causados pela varíola?

Quais são os sintomas e consequências ao organismo causados pela varíola?

Inicialmente o vírus provoca febre muito alta, dores no corpo e na cabeça e mal-estar, sintomas relativamente inespecíficos. Após alguns dias, a febre diminui e começam a surgir pequenas manchas avermelhadas, que evoluem para bolhas de pus que causam muita coceira e dor.

Como foi a epidemia da variola?

Estima-se que ao longo do século XX a varíola tenha causado entre 300 e 500 milhões de mortes. Em 1967 ocorriam ainda 15 milhões de casos por ano. Em 1798, Edward Jenner descobriu que a vacinação era capaz de prevenir a varíola. Em 1967, a Organização Mundial de Saúde intensificou as medidas para erradicar a doença.

Como o vírus da variola age no organismo?

Transmissão. A varíola é uma doença muito contagiosa transmitida pelas secreções e saliva da pessoa infectada. As pústulas que se formam no corpo do doente possuem um líquido (semelhante ao pus) que contém o vírus.

O que a varíola causa?

A varíola é causada através da infecção pelo vírus Orthopoxvírus. Este vírus pode ser transmitido: Diretamente de pessoa para pessoa: a transmissão direta do vírus requer um contato presencial bastante prolongado.

Qual o Micro-organismo que causa a varíola?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O agente causador é um vírus do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae. A transmissão ocorre principalmente pelo contato com as secreções da pessoa doente, sendo possível a transmissão por meio de gotículas de secreção com o vírus expelidas no ar.

Onde surgiu o vírus da variola?

Surgiu na África, mais ou menos em 10 mil a.C., de um vírus que provavelmente veio do camelo (!). Até as múmias egípcias têm marcas na pele que sugerem varíola. Foi a doença precursora das vacinas, tanto antigas quanto modernas, uma vez que as pessoas perceberam que só contraíam varíola uma vez na vida.

Quando surgiu a doença varíola?

O termo varíola (do latim varius = mancha ou varus = pústula), foi utilizado pela primeira vez, em 452, pelo bispo Marius de Avenches. smallpox (pústula pequena) só passou a ser utilizado no século XV, quando a sífilis foi descrita como uma nova doença exantemática e denominada greatpox (pústula grande).

Quando foi descoberta a variola?

Em 1789, ele começou a observar que as pessoas que ordenhavam vacas não contraíam a varíola, desde que tivessem adquirido a forma animal da doença. O médico extraiu o pus da mão de uma ordenhadora que havia contraído a varíola bovina e o inoculou em um menino saudável, James Phipps, de oito anos, em 4 de maio de 1796.

Quando foi criada a vacina?

Foi em 1798 que o termo “vacinasurgiu pela primeira vez, graças a uma experiência do médico e cientista inglês Edward Jenner. Ele ouviu relatos de que trabalhadores da zona rural não pegavam varíola, pois já haviam tido a varíola bovina, de menor impacto no corpo humano.

Onde surgiu o primeiro caso de sarampo?

Um novo estudo publicado na revista Science aponta que o vírus do sarampo tenha derivado da peste bovina por volta do ano 528 a.C. Até então, acreditava-se que isso só tivesse acontecido por volta de 1100 a 1200 depois de cristo.

Onde surgiu o primeiro caso de cólera?

A cólera ocasionou seis pandemias entre 1817 e 1923. A atual, a sétima, começou na Indonésia em 1961, causada pelo biótipo El Tor. Disseminou-se por outros países na Ásia, Oriente Médio, África (70% dos casos notificados no mundo) e Europa, chegando à América do Sul em 1991, através de cidades litorâneas do Peru.