O que quer dizer a música Pais e Filhos?

O que quer dizer a música Pais e Filhos?

Em resumo, a canção trata sobre temas que, apesar de serem diferentes, estão interligados: uma criança questionando algo para os pais; os filhos que cresceram e passaram a cuidar dos pais; a relação de uma pessoa com pais separados; a situação de pessoas que não possuem família e lar e a relação de quem vive com os ...

O que são as vozes sociais presentes no texto?

Toda palavra dialoga com outras palavras que são constituídas a partir de discursos já-ditos, ou seja, de “vozes sociais”, vozes estas que remetem a ideologias e conhecimentos de mundo representados por grupos sociais distintos.

Como identificar as vozes de um texto?

Todo texto traz a voz daquele que enuncia, que fala, mesmo quando sua presença não está textualmente marcada por um “Na minha opinião”, “Para mim”, “Eu acho que”. As escolhas lexicais (verbos, substantivos, adjetivos) e a organização textual já dão indícios da caracterização, da formação e da opinião do enunciador.

O que é vozes do discurso?

Primeira pessoa (eu, nós) : o narrador fala usando aspas, travessões para demostrar a fala de alguém. Indireto: o narrador reproduz com suas palavras o que foi dito por alguém. ... Terceira pessoa (eles, elas) : O narrador usa sua própria voz, para reelaborar o que foi dito pelo personagem.

Que tipo de discurso?

Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens. Seu uso varia de acordo com a intenção do narrador.

Quem são as pessoas do discurso?

As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).

Que pessoa do discurso predomina no texto?

Resposta: A 1° pessoa. Explicação: Porque o narrador já introduz o texto com "eu", dando à nós a informação da pessoa do discurso.

Que pessoa verbal 123 predomina na reportagem ilustre com exemplos do texto?

Resposta: A) No gênero "reportagem", predomina o presente do indicativo, por exemplo: ... A pessoa que predomina em qualquer reportagem é a terceira pessoa, (ele, eles, elas, eles), exemplo: "conta a trajetória do grande gênio renascentista e traz réplicas de máquinas desenhadas pelo artista italiano."

Que pessoa do discurso é usada nas respostas justifique e exemplifique?

Resposta. ''a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário; a 3ª pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente.''

Quando você fala ou escreve produz um discurso?

a) O discurso é um ato de linguagem que representa uma interação entre o produtor do texto e o seu receptor. b) Quando falamos ou escrevemos produzimos discursos porque realizamos uma interação com o receptor.

Que palavras e expressões do quarto parágrafo justificam essa afirmação?

a) Que palavras e expressões do quarto parágrafo justificam essa afirmação, ao remeter o leitor para o universo das imagens? Resposta: Trata-se de palavras e/ou expressões relativas ao corpo das modelos: "desenhados, exibidos, copiados e consumidos", "lampejos visuais", "pureza imaterial".

Quais as diferenças entre o falar e o escrever levantadas no segundo parágrafo?

02 – Quais as diferenças entre o falar e o escrever levantadas no segundo parágrafo? Linguagem oral: são claros o interlocutor e o contexto, o que propicia o uso de recursos mímicos e a facilidade na modificação dos rumos da conversa. ... Justifique essa afirmação com base no terceiro parágrafo.

O que é um texto escrito?

O Texto Escrito, como o próprio nome diz, é aquele que deciframos visualmente através da leitura, havendo diferentes gêneros para esse tipo de texto, desde artigos jornalísticos até livros de romance.

Quais as características do texto escrito?

Os Textos estruturam-se de acordo com algumas regras, fatores e características: ... Contexto – como, com quem ocorrem as formas comunicativas; dados comuns ao emissor e ao receptor. Busca representar o ouvinte e o leitor, estabelecer o lugar que acorre a interação e quais finalidades.

Qual a diferença entre tipos textuais e gêneros textuais?

Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. ... Já a tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade.

Que tipo de texto é um convite?

GÊNERO CONVITE: sua estrutura é composta de destinatário, o evento para o qual está sendo convidado, local e data do evento e remetente. A função do convite é passar as informações de hora, data, local, dentre outras e é claro, o de convidar.

Qual é o gênero textual de um convite de aniversário?

O convite é um gênero textual cujo objetivo maior é estabelecer uma comunicação sobre um determinado evento. Portanto todas as informações contidas nele devem ser claras para que o leitor compreenda a mensagem.