O que são sulcos e giros Quais são os principais sulcos e giros do telencéfalo?

O que são sulcos e giros Quais são os principais sulcos e giros do telencéfalo?

O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena parte mediana situada na porção anterior do III ventrículo. ... Em cada hemisfério cerebral, os dois sulcos mais importantes são o sulco lateral (de Sylvius) e o sulco central (de Rolando).

Como são chamadas as pregas cerebrais e suas fendas superficiais e profundas?

Olá! As pregas cerebrais são chamadas de fissuras ou sulcos e as saliências, giros. As pregas cerebrais produzem as interconexões neuronais mais complexas, que fornecem ao homem sua capacidade intelectual e emocional.

Quais são os nomes corretos para as protuberâncias e fissuras que dão aspecto enrugado ao córtex do cérebro?

O CÓRTEX CEREBRAL: Uma camada fina de substância cinzenta com estrias ao redor de si, formando um tipo de protuberância, chamada convoluções, que proporcionam o look enrugado característico ao cérebro. As convoluções são delimitadas por ranhuras ou sulcos cerebrais. As que são muito profundas são chamadas fissuras.

Quais são as áreas encefálicas que precisam trabalhar de forma coordenada para o adequado controle dos movimentos voluntários?

Na execução do movimento, temos três áreas que colaboram e agem em paralelo, que são a medula espinhal, tronco cerebral e córtex cerebral. As áreas mais inferiores podem gerar padrões temporo-espaciais de ativação muscular em forma de reflexos ou movimentos rítmicos.

Qual a parte do cérebro que armazena a memória?

hipocampo

O que significa o conceito de plasticidade cerebral tão disseminado pela neurociência aplicada ao campo da educação?

2)O que significa o conceito de plasticidade cerebral tão disseminado pela neurociência aplicada ao campo da educação? ... O cérebro é capaz de se adaptar a várias situações a depender dos estímulos que o meio oferecer. CORRETO O cérebro é capaz de desenvolver modelos de desenvolvimento afetivo.

Qual é a relação entre neurotransmissores e plasticidade neuronal?

É na mudança da força de transmissão sináptica modelada pelo ritmo a que neurotransmissores são libertados e capturados que reside a base para o fenômeno de plasticidade. Esta dita as mudanças molecularmente complexas estruturais e funcionais ao nível sináptico que se reflete na dinâmica das redes neuronais.