Porque a água tem um alto calor específico?

Porque a água tem um alto calor específico?

Isso acontece porque a água é capaz de absorver o calor do papel. ... Calor específico: é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura.

Como descobrir o calor específico de uma substância?

Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:

  1. c = Q/m. ...
  2. c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K) ...
  3. C = Q/ΔT.
  4. C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K) ...
  5. c = C/m.
  6. C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K) ...
  7. Calor Latente (L): corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo. ...
  8. Q = m .

Que quantidade de calor?

O calor pode ser definido como a quantidade de energia que é trocada entre dois corpos em virtude da diferença de temperatura existente entre eles. Essa energia sempre flui do corpo de maior para o de menor temperatura até que o equilíbrio térmico seja atingido, isto é, as temperaturas dos corpos sejam iguais.

Como ocorre a transmissão de calor por radiação?

A irradiação térmica é um dos principais processos de transferência de calor, esse processo ocorre por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, uma vez que todos os corpos que se encontrem em temperaturas acima do zero absoluto emitem radiação térmica.

Como se dá a propagação do calor do sol?

Logo, o calor do Sol, não chega até a Terra por condução através de algum tipo de material. Nem por convecção, pois este tipo de transporte de calor também exige o transporte de matéria. A este processo de transferência de calor na ausência de matéria chamamos de "irradiação".