O que é a ética para Platão?

O que é a ética para Platão?

Muito basicamente, a ética de Platão se ocupa do modo correto de agir e sua relação com o alcance da felicidade. ... Ela tem por finalidade conduzir o indivíduo para a prática do bem. Assim, Platão procura ensinar que os prazeres, as riquezas devem ser desprezadas, tendo em vista a prática das virtudes.

Qual a relação que existe entre Platão Sócrates e Aristóteles?

Verificado por especialistas. Sócrates, Platão e Aristóteles tem em comum o uso de premissas para construção de suas lógicas filosóficas. Para isso, faz-se o uso da razão para defender as teses e argumentos apresentados, o que contribui com a propagação da filosofia.

Qual é a relação entre conhecimento e ética na teoria de Platão?

Resposta. Resposta: Platão propõe uma ética transcendente, dado que o fundamento de sua proposta ética não é a realidade empírica do mundo, nem mesmo as condutas humanas ou as relações humanas, mas sim o mundo inteligível.

O que Platão pensava sobre ética política e teoria do conhecimento?

Resposta. Para Platão a ética está relacionada com a Filosofia política sendo essa o terreno próprio para a vida moral. Assim ele busca um estado ideal utópico, uma pessoa que conheça a essência geral do bem sabe que só pode ser feliz se agir demonstrando a adoção de condutas tidas como adequadas.

Quais são os argumentos que esclareçam a contribuição de Platão para a ética?

A principal contribuição de Platão para a Ética foi a fundamentação metafísica contra o relativismo sofista. ... Essa reação ao relativismo sofista de Platão é a sua principal contribuição para a filosofia clássica, visto que depois da morte de seu mestre, Sócrates, não esperava-se que algo desse cunho acontecesse.

Qual a importância do conhecimento do bem para a conduta ética?

Segundo Platão a importância do conhecimento do Bem para a Conduta Ética é que através do conhecimento do bem é que conhecemos a Verdade, a Beleza, e a Justiça na ordem individual e social. Com isso, a metafísica de Platão ficou conhecida como “metafísica do bem”. O fundamento da ética se caracteriza pela forma do bem.

Quais são os argumentos de Platão a favor da hierarquia?

Se existe alguém preparado para o governo da cidade ideal, esse alguém é o filósofo. Sua superioridade em relação aos demais cidadãos, desenvolvida pela educação e pelas virtudes que adquiriu durante a vida, faz dele o mais apto para tão elevado cargo.

O que se pode pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante e quem sabe mais qual é afinal a relação entre verdade e bem entre Saber a verdade é fazer o bem?

O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? ... Platão defende que a sociedade ou instituição perfeita é sempre aquela em que vigora e é respeitada uma hierarquia, comandada por aquele que sabe mais, enquanto outros defendem maior igualdade e democracia.

Qual a relação da escola democrática com a filosofia?

A escola democrática dá iguais oportunidades a todos, sendo os alunos protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Essa ação gera avanços na educação, pois as diferenças de pensamentos fazem com que mais áreas sejam contempladas nas tomadas de decisões. Bons estudos!

Qual a relação entre a educação e a democracia?

A democracia e a educação são irmãs gêmeas. Ambas fazem parte do mesmo processo civilizatório, desde a Grécia antiga. Os gregos, inventores da democracia, acreditavam que era papel da educação tornar as crianças adultos capazes de entender o mundo e de nele agir de forma consciente.

Qual o papel da escola no processo democrático de educação?

A ação política da democratização da escola contribuirá para a democratização da própria sociedade. Uma escola democrática é uma escola que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação para estudantes, professores e funcionários.