Quais as vantagens de um estudo transversal?

Quais as vantagens de um estudo transversal?

Vantagens do estudo transversal

  • Relativamente rápido.
  • Todas as variáveis ​​são coletadas em um único momento.
  • Vários resultados podem ser investigados simultaneamente.
  • A prevalência de todos os fatores podem ser medida.
  • Bom para análise descritiva.
  • Pode ser usado como um trampolim para futuras pesquisas.

O que é um estudo transversal prospectivo?

A pesquisa transversal pode ser de incidência e prevalência. A 1a investiga determinada doença em grupos de casos novos. ... A pesquisa prospectiva é conhecida como – estudo de coortes -. STEDMAN, 1996, assim conceitua o que seja coorte: grupo populacional definido e seguido, prospectivamente, em um estudo epidemiológico.

O que é um estudo prospectivo?

Nos estudos prospectivos os indivíduos são seguidos da “causa” para o “efeito”, ou seja, pra frente acompanhando o processo a ser pesquisado neles. É mais fácil obter um grupo controle, porém é mais caro e mais trabalhoso do que um estudo retrospectivo.

O que é um estudo prospectivo de coorte?

Estudos de coorte, muitas vezes chamados de “estudos prospectivos”, têm sido realizados com objetivo de investigar a história natural (aspectos subclínicos e clínicos) de enfermidades e estudar várias características relacionadas à transmissão e à manutenção destas doenças.

O que é um estudo prospectivo randomizado?

Um ensaio clínico randomizado é um estudo prospectivo em humanos comparando o efeito e o valor de uma intervenção contra um controle10.

Como se calcula a razão de prevalência?

A taxa de prevalência freqüentemente é expressa multiplicada por um fator. Por exemplo, a taxa de prevalência de hanseníase no Brasil, em 1995, foi de 4,8 por 100 000 habitantes. A prevalência difere da incidência porque pode ser avaliada através de uma medida única 2 Page 3 Estudos de Prevalência (seccional).

Quais são as características básicas da epidemiologia?

Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...

Quais são os três eixos da epidemiologia?

Avançando no tempo, as bases históricas para a formação da epidemiologia moderna são basicamente três eixos: a clínica, a estatística e a medicina social.