O que é Somestesia?

O que é Somestesia?

Ter a sensibilidade (= aesthesia) sobre as diferentes partes do corpo (= soma) significa estar dotado do sentido chamado somestesia. Esse sentido tem receptores sensoriais distribuídos não só na cabeça mas em todas as partes do corpo.

Onde ficam os Mecanorreceptores?

Estão distribuídos por toda a pele, ligeiramente mais concentrados nas regiões da face dos pés e das mãos. Mecanorreceptores: São receptores que captam estímulos mecânicos, como a compressão ou o estiramento da pele e de órgãos internos.

O que são Visceroceptores?

visceroceptores, que recebem estímulos dos órgãos internos, e. proprioceptores, localizados principalmente nas articulações, músculos e tendões, dão ao sistema nervoso central informações sobre a posição do corpo ou sobre a força que é necessário aplicar.

Qual é a função do Termorreceptores?

Termoceptores ou termorreceptores são receptores sensoriais que captam estímulos de natureza térmica. Encontram-se distribuídos por toda a pele; um dos tipos de termorreceptor é a terminação nervosa livre.

Que sistema é responsável pela percepção da dor?

Podemos dizer que o sistema que é responsável pela percepção da dor é o sistema nervoso. Sob esse aspecto, podemos ainda dizer que a percepção da dor se inicia ainda na periferia, que ocorre por meio da ativação dos nociceptores, que são receptores sensoriais da dor.