O que é a camada de ozônio e qual a sua importância?

O que é a camada de ozônio e qual a sua importância?

Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor. ... O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).

Como funciona a camada de ozônio?

É uma camada do gás ozônio O3 formada há 400 milhões de anos que funciona como um filtro que absorve parte da radiação solar. Essa proteção bloqueia os raios ultravioletas, sem a proteção ocorreria à diminuição da fotossíntese e desenvolveria doenças, principalmente de pele.

Quais são as principais causas da destruição da camada de ozônio?

Os CFC's contribuem para a destruição da camada de ozônio, eles atravessam as camadas mais baixas da atmosfera e se acumulam nas camadas superiores da estratosfera, a radiação U.V. ocasiona a fotodecomposição das moléculas de CFC's e estas liberam o cloro que é um catalisador da destruição de ozônio.

O que prejudica a camada de ozônio?

As principais substâncias que prejudicam a camada de ozônio são: óxido nítrico (NO), óxido nitroso (N2O), dióxido de carbono (CO2) e clorofluorcarbonos (CFCs).

Qual o gás poluente que diminui a camada de ozônio?

HCFC

O que pode ser feito para evitar a destruição da camada de ozônio?

O que cada um de nós pode fazer para evitar a diminuição da camada do ozono são:

  • Utilizar sempre que possível os transportes públicos ou a bicicleta;
  • Desligar as luzes, a televisão ou o computador, sempre que não estiverem a ser utilizados;

O que podemos fazer para diminuir a camada de ozônio?

Hoje ocorre no mundo todo um processo de substituição desse gás CFC e de outros gases poluentes da atmosfera terrestre na tentativa de reduzir o tamanho do buraco na camada de ozônio e, dessa forma, proteger os seres vivos das ações nocivas da radiação ultravioleta.

Porque devemos preservar a camada de ozônio?

O nosso planeta é envolto por uma camada protetora formada por gás ozônio (O3), responsável por absorver 95% da radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), proveniente do sol. Essa radiação é nociva aos seres vivos, provoca danos à visão, atua no envelhecimento precoce e auxilia no desenvolvimento de câncer de pele.

O que foi feito para impedir a destruição da camada de ozônio?

Resposta. Resposta: A redução de emissão de gases poluentes, como o gás carbônico, pelos países por meio de tratados internacionais, a troca de carros movidos a gasolina por carros elétricos, redução da queima de combustíveis fósseis.

Que atitudes poderiam ser tomadas para contribuir para a redução da degradação da camada de ozônio?

Além das ações macros, a sociedade também pode contribuir com ações menores, como: Não comprar produtos eletrônicos e eletrodomésticos que contenham CFC (clorofluorcarbono); evitar o uso de extintores de incêndio com hidrocarboneto halogenados (extremamente nocivo a camada de ozônio); economizar energia; reduzir a ...

Que doenças podem ser evitadas se a camada de ozônio não for destruída?

Resposta. pode provocar irritação nos olhos e nas vias respiratórias dos seres humanos e animais, causando o comprometimento do sistema respiratório e acelerando os problemas cardiovasculares. Além de comprometer o desenvolvimento das plantas.

Qual é o papel do ozônio na preservação da vida?

A camada de ozônio, como dito anteriormente é uma camada que concentra cerca de 90% das moléculas de O3. Essa camada é essencial para a vida na terra, pois protege todos os seres vivos filtrando a radiação solar ultravioleta do tipo B.

Qual é a camada de ozônio?

A camada de ozônio é uma camada gasosa localizada na estratosfera que é composta pelo gás ozônio, o qual pode ser degradado pela ação de substâncias como os CFCs.