O que é Planejamento Estratégico Situacional em saúde?

O que é Planejamento Estratégico Situacional em saúde?

O planejamento estratégico situacional na saúde mostra um panorama das atividades atuais, facilita a tomada de decisão e avalia constantemente os recursos financeiros empregados em prol de melhorias.

Quais as etapas do Planejamento Estratégico Situacional?

Matus desenvolveu uma proposta conceitual e metodológica intitulada Planejamento Estratégico Situacional (PES), que contempla um conjunto de métodos a serem utilizados nos diversos momentos do processo de planejamento, quais sejam, o explicativo, o normativo, o estratégico e o tático-operacional.

Como fazer diagnóstico situacional saúde?

Entende-se por diagnóstico situacional ou organizacional como o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados colhidos no local onde se deseja realizá-lo. Esses dados são oriundos da participação efetiva das pessoas que atuam no local de estudo.

O que é planejamento estratégico hospitalar?

Como vimos, o planejamento estratégico hospitalar reúne estratégias que buscam não só garantir a permanência da instituição no mercado, mas também auxiliar a gestão na busca contínua de qualidade.

Como fazer um planejamento estratégico de um hospital?

Para elaborar um planejamento estratégico hospitalar é preciso criar um processo corporativo complexo que vise alcançar objetivos futuros. Essa elaboração é essencial para aprimorar o atendimento em saúde. Através de estudos é possível levantar pontos de melhoria que estão impedindo o crescimento da organização.

Como ser um gestor hospitalar?

Como ser um bom gestor hospitalar?

  1. Estimule a excelência no atendimento. Se você quer ser um bom gestor, comece colocando o paciente no centro. ...
  2. Saiba analisar dados. ...
  3. Mantenha-se de olho nas novidades do mercado. ...
  4. Mapeie processos. ...
  5. Planeje as ações e mantenha a organização. ...
  6. Invista em tecnologia. ...
  7. Treine a equipe. ...
  8. Aprimore as habilidades comportamentais.

Quem pode fazer o curso de Gestão Hospitalar?

Empresas operadoras de serviços de saúde e cooperativas de saúde; Institutos e centros de pesquisa; Empresas que comercializam insumos médico-hospitalares; Instituições de ensino.

Quanto ganha um estagiário de gestão hospitalar?

A faixa salarial do Tecnólogo em Gestão Hospitalar fica entre R$ 3.

O que faz um gerente de uma unidade básica de saúde?

Esse profissional tem o papel de garantir o planejamento em saúde, a gestão e organização do processo de trabalho, a coordenação do cuidado e das ações no território e a integração da Unidade de Saúde da Família (USF) com outros serviços da rede de atenção no município. Leia mais sobre o credenciamento aqui.

O que faz um gerente de saúde?

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos , o técnico em gerência de saúde tem como atribuições o planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde.

O que é a gestão em saúde?

O profissional de gestão em saúde de nível superior pode atuar no planejamento, organização e gerenciamento de instituições de saúde públicas e privadas, tais como: hospitais, clínicas, laboratório, casas de repouso, consultórios.

O que é gestão de saúde pública?

Gerenciar gastos, organizar processos, supervisionar os demais colaboradores: essas são atividades rotineiras de quem trabalha com Gestão em Saúde Pública. Esses profissionais são os responsáveis por administrar empreendimentos da área de saúde no setor público.

Para que serve a gestão?

Gestão empresarial é o conjunto de ações e estratégias aplicadas em um negócio. ... Planejar: serve para projetar o futuro e, com isso, traçar estratégias de ação que sirvam para alcançar os objetivos da empresa; Organizar: distribuir os recursos disponíveis dentro da empresa.

Quais são os cursos na área de gestão?

São 13 cursos tecnológicos que fazem parte da área de Gestão e Negócios:

  • Comércio Exterior;
  • Comunicação Institucional;
  • Gestão Comercial;
  • Gestão de Qualidade;
  • Gestão de Cooperativas;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão Pública;