O que é Didática Geral e Especial?

O que é Didática Geral e Especial?

A didática geral estuda todos os princípios que são comuns entre todos os tipos de ensino e para qualquer tipo de aluno. A didática especial, por outro lado, analisa as problemáticas específicas do ensino que cada disciplina pode apresentar, assim como possíveis meios para resolvê-los.

Qual é o papel do professor no processo de aprendizagem do aluno?

De acordo com a visão moderna, o papel dos professores é ajudar a formar 'aprendedores', ou seja, alunos que saibam como aprender, utilizando com maestria as ferramentas tecnológicas e cognitivas à sua disposição. Em um mundo em eterna mudança, aprender a aprender talvez seja a aula mais importante de uma vida.

Qual o papel do professor no desenvolvimento avaliativo do aluno?

Cabe ao professor considerar os erros de forma construtivista e devolver os instrumentos de avaliação de aprendizagem aos educando, comentando-os, auxiliando o educando a se autocompreender em seu processo pessoal de estudo, aprendizagem e desenvolvimento.

Como o professor deve avaliar seus alunos?

Quando a LDB estabelece que a avaliação deve ser contínua e priorizar a qualidade e o processo de aprendizagem (o desempenho do aluno ao longo de todo o ano e não apenas numa prova ou num trabalho), usa outras palavras para expressar o que o jargão pedagógico convencionou chamar de avaliação formativa.

Como a avaliação pode contribuir para a melhoria do processo Ensino-aprendizagem?

A avaliação como instrumento a serviço da aprendizagem do aluno deve contribuir para a análise e para a decisão de quais ações pedagógicas deverão ser tomadas durante o processo de ensino. ... A constatação é o princípio, é o ponto em que atribuímos uma qualidade (positiva ou negativa) ao que está sendo avaliado.

Qual a importância dos processos avaliativos nas ações de educação para saúde?

Partindo destes argumentos, percebemos a importância que o acompanhamento e o diálogo num processo avaliativo tornam-se indispensáveis para um melhor resultado educacional, tornando a prática pedagógica do professor mais significativa ao educando e tornando-o autônomo de seu conhecimento, não tomando o professor como ...