Quais os fatores que afetam a erosão hídrica?

Quais os fatores que afetam a erosão hídrica?

A erosão é causada por forças ativas, como as características da chuva, a declividade e o comprimento do declive do terreno e a capacidade que o solo tem de absorver água; e, por forças passivas, como a resistência que o solo exerce à ação erosiva da água e a densidade da cobertura vegetal (BERTONI e LOMBARDI NETO, ...

Quais são as três fases do processo erosivo?

A erosão hídrica compreende três fases físicas distintas: desagregação, transporte e deposição. A desagregação é o processo de quebra e individualização das partículas da massa de solo, sendo causada, basicamente, pelo impacto direto das gotas da chuva contra a superfície do solo e pelo escoamento superficial.

Qual o nome do último estágio da erosão?

Assim, a terceira e última etapa da erosão acontece: a deposição do material que foi desagregado e transportado.

Qual é a etapa mais avançada do processo de erosão?

Os processos erosivos podem ocorrer de diversas maneiras, entretanto, são basicamente divididos em três etapas: desintegração ou desgaste do solo, seguido do transporte de partículas pela água e, por fim, a deposição desses sedimentos nas áreas mais baixas do relevo, tal qual o leito dos rios.

Quando se fala de erosão é correto dizer que?

Resposta. Alternativa letra C. Se trata de um fenômeno de velocidade distinta de desgaste das rochas, que se acelera em certas situações e é mais lento em outras.

Em quais locais a erosão é mais intensa?

Desprovidos de vegetação. Com plantação em curvas de nível. Com plantação em degraus.

Em que regiões brasileiras há mais áreas onde ocorre a intensificação dos processos erosivos?

O território brasileiro também é afetado pela desertificação, sendo que as áreas onde esse processo ocorre de forma mais intensa são: o cerrado tocantinense, a porção norte de Mato Grosso e os pampas gaúchos.

Em quais estados do Brasil se encontram as zonas com maior risco de desertificação?

Bahia, Ceará e Pernambuco são os estados mais castigados, embora, proporcionalmente, a Paraíba seja o estado com maior extensão de área comprometida: 71% de seu território já sofrem perdas consideráveis. Em 2013, foram mapeados seis núcleos propensos à desertificação.

Quais são os processos erosivos que danificam o solo?

Enquanto que Stipp e Stipp (2004) relatam que dentre as formas de degradação do solo os processos erosivos são os mais evidentes, uma vez que sulcos, calhas, ravinas e boçorocas podem ser observados principalmente nas encostas/vertentes das margens dos cursos hídricos, tanto em áreas rurais quanto em áreas urbanas.

Onde o processo erosivo é maior?

Como a erosão ocorre, em sua maioria, das áreas mais altas para as áreas mais baixas, o relevo é um aspecto importante a ser estudado. Em áreas planas, há o predomínio da sedimentação trazida pela erosão, ou seja, áreas mais altas estão mais sujeitas às erosões.

Qual o tempo do processo erosivo?

Este processo é de longa duração - milhões de anos - e continua acontecendo, o que indica que, daqui a muitos anos, teremos uma paisagem ainda mais diferente do que a que observamos atualmente.

Como o ser humano pode acelerar o processo de erosão?

Resposta. Resposta: Entre as ações humanas que causam a formação de processos erosivos destaca-se a retirada das vegetações, que exercem a função de conter a força das águas e dos ventos (atuando como uma espécie de obstáculo) e ajudam a manter a firmeza do solo, através de suas raízes.

Como o ser humano pode intensificar o processo de erosão e quais ações podem evitá lá?

Algumas atividades feitas pelo ser humano, como as queimadas, revolvimentos do solo por tratores, exploração de encostas sem utilização de curvas de nível e desmatamentos podem intensificar esse processo, pois mexem na estrutura natural do solo, prejudicando fatores como a presença de microrganismos que servem como ...

Como a ação humana pode intensificar esse fenômeno?

Olá! A ação humana, quando nos referimos aos seus efeitos negativos ao meio ambiente, pode intensificar fenômenos como os deslizamentos. ... Além disso, a ação de retirada da vegetação, deixando o solo desprotegido e, assim, mais propício a deslizamentos.

O que são voçorocas e quais são suas causas?

Voçoroca, boçoroca, ou buracão é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.