O que os realizadores do filme Um Ato de Liberdade tentaram nos contar?

O que os realizadores do filme Um Ato de Liberdade tentaram nos contar?

Resposta. O filme conta a preocupação do povoado em escrever a história de Javé, nome dado há um vilarejo baiano para que o mesmo não viesse a ser substituído por uma usina hidrelétrica. porém, todos, om exceção de Biá eram analfabetos.

Qual é a importância da memória para a sociedade?

A memória é algo que marca um acontecimento. A importância que ela tem para uma sociedade é uma forma, um meio de reviver tal acontecimento, pois através da memória somos capazes de buscar situações já vivenciadas.

Quem são os contadores de histórias do nosso tempo?

Estabelecendo uma relação com o filme, quem são os contadores de história do nosso tempo? Os contadores da história do nosso tempo atual são os veículos de comunicação. A televisão, o rádio, o jornal e a internet são usados para repassar as informações de forma clara ao receptor.

O que é ser um contador de histórias?

Sob os olhos e ouvidos atentos das crianças, os contadores de histórias dão vida às palavras e personagens dos contos, poemas e crônicas. Por meio do olhar, tom de voz e dos movimentos corporais, os contadores dão força a um texto.

Como as histórias eram contadas antigamente?

Antigamente as histórias eram contadas somente pelos pais e avós na cabeceira da cama ou ao redor de uma fogueira, hoje, o contador se tornou uma profissão e está presente nas escolas, shoppings, praças, hospitais e feiras.

Qual a origem da contação de histórias?

A contação de história surgiu antes mesmo da escrita, pois, desde o princípio a humanidade sentia a necessidade de repassar, através da oralidade, fatos históricos que faziam parte do passado de cada povo. ... As histórias passadas respeitavam os costumes de uma determinada comunidade.

Qual a importância da contação de histórias na educação infantil?

A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais. Para Abramovich (1997, p.