O que é a psicologia corporal?

O que é a psicologia corporal?

A Psicologia Corporal é a ciência que estuda o ser humano em seu aspecto somatopsicodinâmico, onde o corpo, a mente e a energia são tratados em seu conjunto e em sua relação funcional.

O que é a terapia corporal?

A terapia corporal utiliza exercícios e táticas para eliminar tensões e dores musculares crônicas. A fala também é usada para que o paciente seja capaz de digerir suas crenças, pensamentos e emoções negativas.

Como funciona a terapia reichiana?

Criada na década de 1940, a terapia reichiana é uma prática que propõe uma interseção entre a medicina e a psicologia. De caráter social e psicológico, a terapia reichiana atenta simultaneamente aos processos orgânicos e energéticos do corpo humano.

O que se trata a teoria de Reich?

Reich reivindicou a função da sexualidade não como uma mera realização do coito, mas como a fusão com o outro. A vivência plena do amor e da sexualidade era vista por ele como fator indispensável para a satisfação emocional. Todo o seu pensamento indica que é preciso uma mudança radical nas relações humanas.

Quem tem medo de Reich?

Quem Tem Medo de Wilhelm Reich? Esse é o nome do documentário que exibe a biografia do controvertido psiquiatra e psicanalista austro-americano da primeira metade do século XX. Comunista ferrenho, Reich era dono de uma personalidade diferenciada.

Quais são os tipos de terapias alternativas?

Tipos de terapias alternativas

  • Acupuntura. Tradicionalmente chinesa, esta terapia milenar caracteriza-se pelo estímulo de pontos distribuídos pelo corpo por meio de uma agulha. ...
  • Terapia de Florais. Florais são essências compostas por plantas e flores diversas. ...
  • Homeopatia. ...
  • Fitoterapia. ...
  • Meditação. ...
  • Ondas magnéticas. ...
  • Reflexologia.

O que faz um terapeuta comportamental?

A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.

O que devo fazer para me tornar um terapeuta comportamental?

Como se tornar um Terapeuta? Em geral, o terapeuta como conhecemos é o profissional da psicologia clínica e, portanto, deve obter o título de bacharel em Psicologia em um curso devidamente regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC).

Como trabalhar a terapia Cognitivo-comportamental?

Conheça a seguir algumas das técnicas mais utilizadas na TCC.

  1. Psicoeducação. ...
  2. Registro de pensamentos disfuncionais. ...
  3. Questionamento socrático. ...
  4. Técnicas de exposição. ...
  5. Dessensibilização sistemática. ...
  6. Técnicas de relaxamento. ...
  7. Técnicas de habilidades sociais. ...
  8. Enfrentamento do estresse.

Quais os princípios básicos da abordagem cognitiva?

Quais são os 10 princípios da terapia cognitivo-comportamental?

  1. Desenvolver continuamente o paciente. ...
  2. Montar uma aliança terapêutica segura. ...
  3. Colaborar de forma ativa e participativa. ...
  4. Orientar a terapia para as metas e problemas. ...
  5. Enfatizar o presente. ...
  6. Investir na psicoeducação. ...
  7. Apresentar um tempo limitado.

O que é uma conceituação cognitiva?

A conceitualização cognitiva é uma técnica de compreensão do caso e de adesão ao tratamento por parte do cliente. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), conceitualizar o caso significa traçar um panorama de como o cliente funciona e a partir disso, propor a forma mais eficaz de intervenção.

O que é crença intermediária?

Crenças intermediárias: São os pressupostos subjacentes ou condicionais, ou seja, um conjunto de regras, atitudes ou suposições. Podem ser mais facilmente identificadas através de afirmações do tipo "se... então" ou "deveria".

O que é o empirismo colaborativo?

Empirismo colaborativo é uma essência da aliança de trabalho, aonde o objetivo é focar nos problemas com intuito de resolvê-los. As soluções que devem ser tomadas são: planejar e criar estratégias práticas para a dificuldade do indivíduo.

O que é a psicoeducação na TCC?

Introdução: A psicoeducação como uma das técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental tem uma importante função na orientação de diversos aspectos, seja a respeito das consequências de um comportamento, na construção de crenças, valores, sentimentos e na repercussão destes na vida dos/as pacientes.

O que é o pensamento socrático?

O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. ... O filósofo não deixou nenhuma obra escrita, mas seus diálogos nos foram transmitidos por seu discípulo Platão.

Como nasce a pedagogia socrática?

O método socrático era desenvolvido por meio de diálogos críticos com seus interlocutores. O filósofo estabelecia dois momentos básicos, dividindo esses diálogos em: ironia e maiêutica. “Para interpretá-lo corretamente é preciso que nos remetamos ao novo conceito de psyché: A alma e o cuidado da alma” 11 .

Como aplicar a dessensibilização sistemática?

A dessensibilização sistemática, baseada na extinção, no contracondicionamento e na habituação visa eliminar os comportamentos de medo e evitação com emissão de respostas assertivas (Turner, 2002). Nela, o cliente é levado à exposição gradativa ao objeto fóbico, precedida pelo relaxamento (Vera & Vila, 2002).

Como fazer a dessensibilização?

Nessa técnica o cliente é treinado a relaxar, é colocado em contato com uma hierarquia de situações geradoras de ansiedade e é solicitado a relaxar enquanto imagina cada uma delas, assim o paciente atinge um estado de completo relaxamento, quando é exposto ao estímulo que provoca a resposta de ansiedade.

O que é a dessensibilização?

A dessensibilização ou imunoterapia hipossensibilizante é uma técnica de imunoterapia criada há mais de um século com o objetivo de re-educar o sistema imune de pacientes alérgicos, no sentido de induzir a tolerância imunológica aos alérgenos aos quais o mesmo é sensível.

Como tratar a fobia específica?

O tratamento mais eficaz para fobias específicas é um tipo de psicoterapia chamada terapia de exposição. Durante a terapia de exposição, você trabalha com um psicólogo para aprender a dessensibilizar-se ao objeto ou situação que teme.

O que é fobia específica?

Uma fobia específica consiste em medo e ansiedade diante de situação ou objeto em particular (ver tabela Algumas fobias comuns*). A situação ou o objeto é geralmente evitado quando possível; mas, caso a exposição ocorra, a ansiedade se desenvolve rápido.