O que significa dizer que as Briofitas são plantas vasculares?

O que significa dizer que as Briofitas são plantas vasculares?

As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores, sendo os musgos seus principais representantes. O esporófito das briófitas é diploide (2n) e é menos desenvolvido e de curta duração. ...

O que queremos dizer quando falamos que as briófitas são plantas Avasculares?

Não possuem raízes, caules, folhas As briófitas são pequenas plantas avasculares, ou seja, que não possuem vasos condutores de seiva. Essas plantas são predominantes em locais úmidos e com pouca luz solar, ainda sim é possível encontrá-las em outras regiões.

Por que as briófitas são encontradas em lugares úmidos?

Explicação: Por que elas necessitam de água para a reprodução: a água leva os gametas masculinos ao encontro dos gametas femininos. Por isso musgos só crescem em locais úmidos.

Por que os musgos são mais comumente encontrados em ambientes úmidos?

Os musgos são pequenos e vivem somente em lugares úmidos por que não apresentam vascularização (vasos lenhosos) que possibilite o transporte de água e nutrientes para grandes ramificações, por exemplo. Assim, as células desses musgos "repassam" nutrientes e água célula à célula por meio de difusão.

Em que tipo de lugares as briófitas são encontradas por quê?

Ainda que sejam os primeiros indivíduos presentes no ambiente terrestre, as briófitas são altamente dependentes de água, tanto para o transporte de nutrientes quanto para reprodução. Por isso, são encontradas, geralmente, em ambientes úmidos, próximos a locais de água-doce e com sombras.

Em quais plantas surgiram os vasos condutores e quais são as vantagens de sua presença?

Verificado por especialistas Os vasos condutores são responsáveis por transportar água e sais minerais e produtos advindos da fotossíntese através do xilema e floema, respectivamente. O surgimento dos vasos condutores se deu a partir do ancestral em comum direto de pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Por que a grande maioria das briófitas tem habitat locais úmidos e alagados?

As briófitas não possuem flores , sementes ou frutos. Assim numa analogia com o mundo animal,as briófitas são consideradas "os anfíbios do reino vegetal", já que vivem em ambientes úmidos e sombreados e depende da água para fecundação. ...

Quais são as principais representantes das pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares e sem sementes que possuem como representantes principais as samambaias e avencas.

Quais são os principais representantes das pteridófitas como ocorre a reprodução nesse grupo *?

Os arquegônios são responsáveis por produzirem a oosfera, enquanto os anterídios produzem os anterozoides. Normalmente o arquegônio e o anterídio do gametófito das samambaia amadurecem em épocas distintas, e, portanto, geralmente a fecundação envolve gametas produzidos em gametófitos diferentes.