Quais são os tipos de tecido ósseo?

Quais são os tipos de tecido ósseo?

Classificação do Tecido Ósseo

  • Osso Compacto. É formado por partes sem cavidades visíveis. ...
  • Osso Esponjoso. É formado por partes com muitas cavidades intercomunicantes. ...
  • Tecido ósseo primário. Também chamado de não-lamelar ou imaturo. ...
  • Tecido ósseo secundário. Também chamado de lamelar ou maduro, é encontrado nos adultos.

Quais as funções das células ósseas?

São células móveis, gigantes, extensamente ramificadas, com partes dilatadas que contêm mais de cinquenta núcleos e sua principal função é fazer a reabsorção da matriz óssea (secretam ácidos, colagenase e outras enzimas que atacam e liberam cálcio) (CORMACK, 1991; JUNQUEIRA e CARNEIRO, 2004).

Qual é a composição do tecido ósseo Brainly?

O tecido ósseo é composto, nessa ordem, por: matriz óssea, células, revestimento. ... As células são 4: osteoblastos, osteócitos, osteoclastos e osteoprogenitoras. O revestimento é feito por duas membranas: o periósteo, membrana externa vascularizada, e o endósteo, membrana interna vascularizada.

Qual a função do tecido ósseo Brainly?

Resposta. O tecido ósseo tem a função de sustentação e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados. É um tecidorígido graças à presença de matriz rica em sais de cálcio, fósforo e magnésio. Além desses elementos, a matriz é rica em fibras colágenas, que fornecem certa flexibilidade ao osso.

O que é reabsorção urinária?

Reabsorção: Nessa etapa, algumas substâncias do filtrado são reabsorvidas para o sangue. Estima-se que 65% do total de sódio e água presentes no filtrado sejam reabsorvidos no túbulo proximal. A glicose e os aminoácidos são quase que completamente reabsorvidos. Na alça néfrica, são reabsorvidos principalmente sais.

O que é a reabsorção interna?

A reabsorção interna é uma condição inflamatória que resulta na destruição progressiva da dentina intrarradicular, podendo se localizar na porção coronária ou nos terços cervical, médio ou apical das paredes do canal.

O que causa reabsorção radicular externa?

A reabsorção radicular externa é um processo multifatorial que resulta na perda de estrutura dental, em conseqüência da atividade não- controlada dessas células clásticas presentes no ligamento periodontal [2]. O processo de reabsorção radicular externa ocorre em qualquer lugar ao longo da superfície da raiz.