Quais são os possíveis locais de ação dos antibióticos?

Quais são os possíveis locais de ação dos antibióticos?

Existem cinco modos de ação principais:

  • Inibição da síntese da parede celular. ...
  • Inibição da síntese proteica. ...
  • Inibição da síntese de ácidos nucleicos. ...
  • Destruição da membrana plasmática. ...
  • Inibição da síntese de folato.

Qual é a forma mais resistente das bactérias?

Uma das principais bactérias resistentes a medicamentos é a Staphylococcus aureus, sendo a forma resistente à meticilina (MRSA) a mais comum. A MRSA é encontrada em praticamente todo o mundo, normalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde causam sérios problemas.

Como as superbactérias aparecem?

A explicação para o surgimento de bactérias mais resistentes, conforme a Anvisa, está na teoria da seleção natural das espécies, elaborada pelo naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882). "Quando são expostas aos antibióticos, um grupo pequeno de bactérias mais fortes pode sobreviver e posteriormente se reproduzir.

Como as bactérias resistentes surgem?

O surgimento da resistência bacteriana é um fenômeno natural e que pode ser explicado por meio da genética e evolução. O principal mecanismo desencadeador do surgimento da resistência é a exposição a antibióticos.

Como se pega a super bactéria?

A transmissão da bactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase pode ser feita através do contato direto com saliva e outras secreções do paciente infectado ou através da partilha de objetos contaminados.