Como se escreve a palavra constrói?

Como se escreve a palavra constrói?

do pl. do Presente do Indicativo do verbo construir, têm essa dupla terminação: tu construis ou tu constróis; ele construi ou ele constrói; e eles construem ou constroem.

O que significa a palavra constrói?

Significado de Constrói substantivo deverbal Ação de construir, de edificar, de criar alguma coisa, juntando os materiais necessários, normalmente seguindo um projeto: prefeitura constrói novo hospital. Ação de inventar, de tramar alguma coisa: advogado constrói a defesa do réu. ... Forma Der. de construir.

Como se escreve Assembleia?

Nos termos do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas: assembleia, estreia, ideia, Coreia; apoio (do verbo apoiar), boia, heroico.

Porque Coreia não tem acento?

Coreia NÃO mais leva acento em E. Conforme resolvido pelo Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 que vigora no Brasil desde 2009, os ditongos abertos EU, EI e OI em palavras paroxítonas não mais recebem acento agudo. ... Por outro lado, os ditongos abertos permanecem acentuados nas palavras oxítonas.

Porque a palavra sem Não é acentuada?

Apesar da palavra só ser acentuada, a palavra somente não é acentuada porque deixa de ser a sílaba tônica. A vogal o passa a ser apenas uma vogal subtônica e, segundo as regras de acentuação do português, não são acentuadas as vogais subtônicas das palavras formadas por derivação sufixal.

Quando devo usar a com acento agudo?

Se o acento circunflexo aparece em cima das vogais "a", "e", "o", indicando que a silaba tônica é a vogal, o acento agudo é usado nas vogais abertas “a”, “e”, “o” e nas semivogais “i” e “u”. Além disso, o acento agudo é usado nas vogais nasais representadas por alguns dígrafos (ín, ím, ún, e úm).

Quando usar acentos nas palavras?

Acentuação

  1. Acento Agudo (´) – Sua função é simples: indicar a as vogais tônicas. ...
  2. Acento Circunflexo (^) – Só é usado nas vogais “a”, “e” e “o”, e além de indicar a vogal tônica, indica também o timbre fechado na pronúncia.
  3. Til (~) – Também conhecido como “tilde”, é usado nas vogais para indicar nasalidade.

Como usar os acentos de forma correta?

Aprendendo as regras de acentuação

  1. As palavras oxítonas que terminam em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens, ou em ditongos abertos, como -éi(s), -éu(s) e -ói(s) devem receber acento.
  2. Bom, nesse caso, se o monossílabo for tônico e terminar em -a(s), -e(s) ou -o(s) ele também deverá receber acento.

E com acento agudo?

O acento agudo (´) é um sinal gráfico utilizado em todas as vogais da língua: a, e, i, o, u. Eles marcam a sílaba tônica (mais forte) de uma palavra e, portanto, são utilizados nas vogais abertas e semiabertas.

Quando usar e com acento?

Sobre as letras e e o, indica que representam as vogais tônicas com timbre aberto. Acento Grave (`): indica as diversas possibilidades de crase da preposição "a" com artigos e pronomes. Acento Circunflexo (^): indica que as letras e e o representam vogais tônicas, com timbre fechado.