O que é o amor altruísta?

O que é o amor altruísta?

Altruísmo é o substantivo masculino com origem na palavra em francês altruisme que indica uma atitude de amor ao próximo ou ausência de egoísmo. Também pode ser usada como sinônimo de filantropia. ... Uma pessoa altruísta é aquela que pensa nos outros antes de pensar em si própria.

O que significa empatia e Impatia?

Empatia é quando você se doa para outra pessoas. Já apatia é quando a pessoa tem muita dificuldade de sentir emoções.

O que significa alteridade e empatia?

Enquanto a empatia refere-se à capacidade de colocar-se no lugar do outro, sentir a dor do outro de maneira imaginária ou por analogia, a alteridade é a capacidade de reconhecer que o outro é daquele jeito porque ele é, essencialmente, diferente de você.

O que é alteridade e qual a sua importância?

Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade.

O que é o conceito de alteridade?

A alteridade expressa e determina a qualidade, estado ou características do outro, ou seja, aquilo que é diferente daquilo que vivemos. A relação entre o eu e o outro é definida então pelo conceito de alteridade. No conceito antropológico o eu só pode ser entendido a partir da interação com o outro.

Como o inconsciente se expressa?

O inconsciente se expressa por meio dos chistes (humor), atos falhos (comportamentos inesperados), lapsos de linguagem, sonhos e na associação livre de idéias (fala livre sem crítica e sem preocupação com a coerência). ... Os sonhos são materiais do inconsciente e demonstram bem seu funcionamento.

Qual a principal técnica da psicanálise?

Atenção flutuante Se o método de livre associação é a regra fundamental do paciente, Freud cria a regra fundamental do analista: a atenção flutuante. Essa regra técnica tem como objetivo conhecer e dominar o contador, pois somente assim o analista terá um ambiente favorável à análise ao longo do tempo.