O que é urinálise?

O que é urinálise?

A urinálise é o exame não invasivo de grande importância para avaliar a função renal. Com o auxílio deste exame pode-se diagnosticar diversas patologias, monitorar o progresso destas doenças no organismo, acompanhar a eficácia do tratamento e ainda constatar a cura.

Quais exames são feitos com a urina?

O exame de urina é realizado em três etapas:

  • Análise de características gerais, como volume, odor e coloração;
  • Análise da composição química, cujo objetivo é detectar elementos anormais;
  • Análise dos sedimentos da urina, que verifica, por exemplo, se há a presença de sangue ou de bactérias.

O que significa alteração de bastonetes?

Os bastonetes são um tipo de células de defesa do organismo. São células jovens. A presença de uma quantidade aumentada de bastonetes no exame de sangue pode indicar a ocorrência, por exemplo, de uma infecção. Vale lembrar que, de um modo geral, a função dos exames é a de complementar a consulta clínica.

O que quer dizer bastonetes no exame de sangue?

Os bastões ou bastonetes são os neutrófilos jovens e que normalmente são encontrados no sangue quando há infecções em fase aguda. Os neutrófilos segmentados são os neutrófilos maduros e mais encontrados no sangue; Linfócitos: Os linfócitos são responsáveis pelo combate a vírus e tumores e produção anticorpos.

O que é um bastonete?

Os bastonetes são células da retina dos olhos dos vertebrados, que detectam os níveis de luminosidade. São basicamente responsáveis pela visão noturna, têm este nome devido à sua forma alongada e cilíndrica e são também usados na visão periférica.

O que significa presença de bastonetes Gram-negativos?

Bacilos Gram-negativos são responsáveis por numerosas doenças. Alguns são microrganismos comensais encontrados na flora intestinal normal. Esses microrganismos comensais e outros, provenientes de reservatórios animais ou ambientais, podem causar doenças.

Em que região se encontram os cones e os bastonetes?

R: Os cones e os bastonetes estão ubicados na região fóvea e são células fotorreceptoras, que têm a função de melhorar a visão em ambientes pouco iluminados.

Quais são os dois tipos de células fotorreceptoras?

As células receptoras da luz Existem dois tipos de células fotorreceptoras: os cones e os bastonetes. Eles diferem tanto no formato quanto na função. Os cones são responsáveis por enxergarmos colorido. Existem três tipos de cones correspondentes às luzes vermelha, verde e azul.