Qual a diferença entre Paronimia e Homonimia?

Qual a diferença entre Paronimia e Homonimia?

A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.

Como se chama quando uma palavra tem dois sentidos?

Este fenômeno, também chamado de polissemia, ocorre com qualquer idioma e, assim como o português, o inglês também tem inúmeras palavras de múltiplo significado (vejam aqui exemplos de ambiguidade léxica do inglês).

O que significa a palavra ambiguidades?

Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.

Qual é a palavra polissêmica da tirinha?

Pelo fato de “circulação” indicar movimento, Sargento Dureza responde que sua circulação foi interrompida quando se casou, ou seja, seus bordejos, suas voltas, seus passeios e diversão. Como nas duas situações a palavra “circulação” indica movimento, dizemos que houve polissemia.

O que é paráfrase exemplo?

Uma paráfrase é uma nova afirmação do sentido de um texto ou passagem usando outras palavras. Uma paráfrase, normalmente, explica ou esclarece o texto que está sendo parafraseado. ... Por exemplo, "o sinal estava vermelho" pode ser parafraseado como "o trem não podia passar porque o sinal estava vermelho".

Como parafrasear uma citação exemplos?

781). Denomina-se Paráfrase ou citação indireta quando se faz uso da idéia de um autor transcrevendo-a com suas próprias palavras, mas mantendo-se a idéia original. Neste caso, não se utiliza aspas, mas deve-se também citar o sobrenome do autor, ano e número da página, caso a paráfrase seja de uma pagina específica.

O que é hipertextualidade exemplos?

Produção coletiva do conhecimento, ele se fundamenta na participação de diferentes autores e de equipes interdisciplinares que realizam uma atividade cooperativa. Fóruns de discussão, páginas pessoais, blogs são exemplos de hipertextualidade.

Como se configura a hipertextualidade?

A hipertextualidade, de acordo com o texto, configura-se como um novo modo de leitura e de organização da escrita. Logo no primeiro parágrafo do texto, essa informação pode ser encontrada, onde se lê “a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita”.

Qual é a função do hipertexto?

“O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real.

Como identificar um hipertexto?

Hipertexto designa uma coleção de documentos com links, ou hiperlinks, que auxiliam o leitor a ir de um texto (texto escrito ou imagem) a outro, em um movimento auto-gerenciado. O hipertexto se caracteriza pela não-linearidade, pela liberdade do percurso que o leitor pode construir.

O que são hipertextos multimodais?

3. O Termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de 1960, para denominar a forma de escrita e de leitura não linear na informática. O uso de textos multimodais proporciona uma estratégia de ensino que proporciona maior motivação ao aluno e um ensino mais significativo. ...