Quem forma a veia cava superior?

Quem forma a veia cava superior?

A veia cava superior é formada pela fusão das veias braquiocefálicas direita e esquerda, na porção superior do mediastino médio, recebendo, portanto, a drenagem venosa da cabeça, pescoço, membros superiores e caixa torácica. Tem cerca de 7 cm de extensão e desemboca no átrio direito.

Onde se localiza a veia cava superior?

A veia cava superior é formada pela união das duas veias inominadas, direita e esquerda, e localiza-se no mediastino médio, à direita da artéria aorta e anteriormente à traquéia.

Como são formadas as veias Braquiocefálicas E a veia cava superior?

Cada veia braquiocefálica é constituída pela junção da veia subclávia (que recebe sangue do membro superior) com a veia jugular interna (que recebe sangue da cabeça e pescoço).

Como são formadas as veias cavas superior e inferior?

Veia cava inferior:carregando o sangue da parte inferior do corpo (exemplo as pernas) Veia cava superior:está acima do coração, e se forma de uma convergência das veias braquiocefálicas esquerda e direita, que contêm sangue vindo da parte superior do corpo ( exemplo cabeça e braços) .

Quem forma a veia cava inferior?

Na anatomia humana, a veia cava inferior é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdómen e dos membros inferiores para o coração. Forma-se a nível da quinta vértebra lombar através da junção das veias ilíacas comuns, e termina no átrio direito .

O que é Azigo?

A veia ázigo é uma veia do tórax que possui como tributárias diretas a maioria das veias intercostais posteriores direitas. É importante notar que comumente drenam diretamente para a veia ázigo apenas as veias intercostais direitas do 4º ao 11º espaço intercostal.

O que é lobo da veia Azigos?

O lobo ázigos é um lobo acessório pulmonar constituído por uma mal- formação do trajeto habitual da veia ázigos. É uma rara anomalia com pouco significado clínico que ocorre em até 1% da população normal. Em geral, observa-se essa anomalia anatômica no pulmão direito, na sua porção superior.

Qual a função da veia cava superior e inferior?

As veias cavas agrupam o sangue venoso, proveniente das várias veias do corpo, devolvendo-o ao coração, na aurícula direita. A veia cava superior recolhe o sangue da cabeça, braços e tórax, enquanto que a veia cava inferior recolhe o proveniente das pernas e abdómen, abaixo do diafragma.

Onde a veia cava inferior desemboca?

cava inferior ascende verticalmente pelo abdome, sempre à direita da linha mediana (e da aorta), atravessa o centro tendíneo do diafragma e desemboca no átrio direito. É uma estrutura retroperitonial e é também posterior ao duodeno, pâncreas, v.

O que acontece se furar a veia artéria?

Hemorragia arterial Quando uma artéria é rompida ou cortada e o sangramento ocorre em jatos intermitentes, acompanhando o bombeamento cardíaco, esta situação já é bem complicada e requer mais atenção. Por se tratar de uma artéria de grosso calibre, a saída de sangue é muito rápida e em grande quantidade.

O que fazer com uma veia estourada?

Os primeiros socorros para sangramento das varizes nas pernas são:

  1. Deitar a vítima e mantê-la calma;
  2. Levantar a perna que está sangrando acima do nível da cabeça;
  3. Fazer pressão sobre o local do sangramento com um pano limpo molhado em água fria;
  4. Manter a pressão sobre o local, amarrando com um pano ou cinto;