O que é o conceito de monismo?

O que é o conceito de monismo?

Significado de Monismo substantivo masculino [Filosofia] Sistema filosófico segundo o qual a realidade (tudo o que existe) se reduz somente em um único princípio, estando os seres condicionados a ele. ... Etimologia (origem da palavra monismo). Do grego monos + ismo.

Qual a principal característica da filosofia monista?

A principal corrente monista é a posição conhecida como fisicalismo. Tal posição defende que apenas as entidades que podem ser postuladas por teorias físicas são de fato existentes, portanto, ou o corpo e a mente são uma única entidade, ou a mente não existe em absoluto.

O que é o monismo jurídico?

Em síntese, o monismo jurídico está intimamente ligado à teoria que propugna a validade de apenas uma ordem jurídica, seja o direito natural ou universal, seja o direito estatal, isto é, monismo jurídico significa o reconhecimento de apenas uma ordem jurídica, seja ela estatal ou natural (universal).

Qual a diferença entre monismo e pluralismo jurídico?

Monistas: é um universo formado por um único elemento, sendo assim são filósofos que abordam somente um assunto. Pluralistas: é um universo formado por vários elementos, sendo assim são filósofos que abordam vários assuntos.

O que vem a ser o pluralismo jurídico?

O pluralismo jurídico é composto pela diversidade de normas que vigem em uma determinada sociedade de forma simultânea, sendo considerada como questão social e em partes como antagonismo ao monismo jurídico, que é o monopólio das normas jurídicas exercidas pelo Estado.

Qual a importância do pluralismo jurídico?

O pluralismo jurídico permite superar a problemática do Estado de direito ao afirmar que o Estado não tem o monopólio da produção de direito oficial. ... O Estado sobre as ordens infra jurídicas, que ele tolera, incentiva ou combate. Mas também o que resulta para o Estado da própria existência dessas ordens.

O que é Interlegalidade?

Interlegalidade. Os autores desta corrente identificam a existência de vários sistemas de normas jurídicas que interagem entre si, criando redes de relações jurídicas continuamente mutantes.

O que é pluralismo na ética?

O pluralismo é um conceito que tem aplicações em diversos âmbitos e que está associado à pluralidade e à convivência de coisas bastante diferentes umas das outras.

O que é o pluralismo de ideias?

A Constituição faz-se referência a idéias (no plural) por entender que , no ambiente escolar, são previsíveis pensamentos ou concepções dos professores e alunos em diversos domínios dos conhecimentos sejam de ordem teórica, doutrinária ou filosóficas. ...

O que é o pluralismo político?

V - o pluralismo político. ... O pluralismo político, como base do Estado democrático de direito, aponta o reconhecimento de que a sociedade é formada por vários grupos, portanto composta pela multiplicidade de vários centros de poder em diferentes setores.

O que é uma sociedade pluralista?

Sociedade plural é aquela composta por vários setores de poder, inexistindo, portanto, um único órgão responsável por proferir as decisões administrativas e políticas. Ou seja, a corrente pluralista se opõe à tendência de unificação do poder, que é característica da formação do Estado moderno.

Qual a importância do pluralismo político para a democracia?

Desta forma, o pluralismo político é uma das mais importantes características da democracia moderna, na qual pequenos partidos políticos também são ouvidos e têm direito a voto.

Quando surgiu o pluralismo?

A partir do final do século 20, há, uma “nova onda” de pluralismo jurídico, em especial devido à globalização. Além da maior proximidade entre países devido a esse processo, há também o enfraquecimento dos estados e de suas tradicionais funções legais.

O que é o pluralismo moral?

Nesse sentido, o pluralismo moral é uma tentativa não de justificar o status quo, mas de propor uma vida moral mais ampla e passível de possibilidades, dentro de um sistema moral justificado e unificado, evitando, assim, o dogmatismo restritivo do monismo e a permissibilidade perniciosa do relativismo.

O que é ética e violência?

A ética é também conhecida como filosofia moral; é o estudo dos humanos quanto ao fato de serem certos ou errados, justos ou injustos. Já a violência, segundo Chauí (1998), se caracteriza por todo ato que vai de encontro à liberdade e a vontade de alguém, podendo ser de ordem física ou psíquica.

Porque a ética se opõe à violência?

A violência se opõe à ética porque trata seres racionais e sensíveis, dotados de linguagem e de liberdade, como se fossem coisas, isto é, irracionais, insensíveis, mudos, inertes ou passivos.

Por que a ética se expõe a violência?

A ética prega valores que fazem com que o respeito e o conforto social seja disseminado para todos , e a violência transgride esse fato de maneira que , violentando uma pessoa , você está desrespeitando-a , indo assim , contra a ética de um determinado povo.

Como avaliar Segundo a ética a violência?

Resposta. A Ética, que iremos encontrar dentro da sociedade, irá avaliar a agressão através de leis (NESSA sociedade), e assim, buscar melhores condições de solucionar os problemas. Porém, dependendo do ponto de vista, pode existir mais de uma solução, mas é importante lembrar que a ética trabalha (também) com leis.

O que é ética para Marilena Chauí?

Segundo Marilena Chauí (2002), ética é o “estudo dos valores morais (as virtudes), da relação entre vontade e paixão, vontade e razão, finalidades e valores da ação moral; ideias de liberdade, responsabilidade, dever, obrigação etc.” quando associamos à filosofia ela representa o modo como as pessoas se comportam, ...

Como é pensada a ética a qual se pretende retornar?

Como é pensada essa ética, à qual se pretenderia "retornar"? Em primeiro lugar, como reforma dos costumes (portanto, como moralidade) e como restauração de valores e não como análise das condições presentes de uma ação ética.

Qual a base da ética discursiva de Habermas como ela pode ser aplicada na rotina da sala de aula?

No caso de Habermas, A Ética do Discurso fundamenta-se na Teoria da Ação Comunicativa, que sugere uma fundamentação racional-intersubjetiva da escolha sobre valores, numa razão comunicativa entre sujeitos que cooperam na busca da verdade. Supõe normas racionalmente validáveis.

Como se pode resolver o conflito entre a autonomia da vontade do agente ético e a heteronomia dos valores morais de sua sociedade?

Esse conflitopode ser resolvido se o agente reconhecer os valores de sua sociedade como se tivessem sido instituídos por ele, como se ele pudesse ser o autor desses valores ou das normas morais, pois, nesse caso, ele será autônomo, agindo como se tivesse dado a si mesmo sua própria lei de ação.

Como é constituída a ética?

O campo ético é constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Essas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética.

Quais são os campos da ética?

Estas são a metaética, ética normativa e ética aplicada; da mesma maneira, existe um quarto ramo reconhecido pelos filósofos, mas com menos frequência em seu estudo: ética descritiva. ...