Quais as peças de um jogo de xadrez?

Quais as peças de um jogo de xadrez?

Cada jogador de xadrez usa 16 peças para jogar: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha, 1 rei e 8 peões. Cada peça possui uma posição inicial no tabuleiro.

Quais são as principais regras do jogo de xadrez?

O xadrez é um jogo para duas pessoas em um tabuleiro com 64 casas. Cada jogador dispõe de um conjunto igual de 16 peças que Há seis tipos diferente de peças e cada uma delas tem regras distintas de movimento e captura. O objetivo do jogo é dar o xeque-mate, isto é, ameaçar o Rei do oponente com uma captura inevitável.

Qual é o valor das peças de xadrez?

O campeão mundial de xadrez por correspondência Hans Berliner deu os seguintes valores, baseado em experiência e experimentos de computador:

  • Peão = 1.
  • Cavalo = 3,2.
  • Bispo = 3,33.
  • Torre = 5,1.
  • Rainha = 8,8.

Quanto vale cada peça do jogo de xadrez?

Conforme mencionado, cada peça tem um valor diferente e não é surpresa que os valores das peças estão diretamente ligados à força delas. Um peão vale um ponto, um cavalo ou bispo vale três pontos, uma torre vale cinco pontos e uma dama vale nove pontos.

Quando o rei pode andar duas casas?

O Rei pode movimentar-se apenas uma casa em qualquer direção. Com exceção do roque, quando ele se movimenta duas casas em direção a uma das torres, e a torre cola no Rei. Não é permitido que os dois reis fiquem colados um no outro.

O que acontece se o peão chega no final do tabuleiro?

Ocorre quando um peão alcança a última casa do tabuleiro. O peão que alcançar a última casa é imediatamente promovido, podendo transformar-se em qualquer peça à escolha do jogador, à exceção do Rei. Portanto, é possível que em uma partida exista mais de uma Dama ou três Torres, três Cavalos, etc.

Quantas casas o peão pode andar?

O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move. Entretanto, os peões adversários podem capturar o peão que anda duas casas como se este tivesse andado apenas uma casa, caracterizando uma captura en passant.

Quando o peão pode comer para trás?

O movimento do peão é a mais restrita das peças de xadrez. ... Eles movimentam-se apenas para frente, salvo se ele for "comer" alguma peça. Nesse caso, ele pode movimentar-se para a diagonal, mas nunca para trás.

O que é um ataque a descoberta?

Você concretiza o tema Ataque a Descoberto (Discovered Attack) quando, movendo uma de suas peças, libera um ataque que antes estava bloqueado por ela e, ao mesmo tempo, a peça que você moveu cumpre alguma outra função tática.

O que é um ataque duplo?

Ataque duplo nada mais é que ameaçar, ao mesmo tempo, duas, ou mais, peças do seu adversário.

Quais os benefícios para quem joga xadrez?

Quais os benefícios de jogar xadrez para a aprendizagem?

  • O xadrez exercita e melhora a memória, bem como a capacidade de concentração e o pensamento crítico.
  • Este jogo de tabuleiro ajuda igualmente à socialização, favorecendo a integração de crianças e jovens em ambientes escolares.
  • O xadrez também ensina aos mais jovens que as regras devem ser respeitadas.

Como comer uma peça no xadrez?

Regras do Xadrez - Movimentos. Capturar uma peça é tomá-la do adversário. Com exceção do peão todas as peças efetuam uma captura fazendo seu movimento próprio e ocupando a casa que era ocupada por uma peça adversária. O peão efetua a captura em diagonal ocupando a próxima casa à direita ou à esquerda.