O que acontece quando se toma Bori no candomblé?

O que acontece quando se toma Bori no candomblé?

O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade.

O que é tomar Obi?

Dar obi, tomar obi com água ou águas de obi, refere-se a mesma obrigação, e,é voltada unicamente a fortalecer uma pessoa. ... O obi é um fruto africano sem o qual nada podemos realizar para os ninkissi ou orixás, no tangente ( Tangente é a reta que intercepta a circunferência (ou uma função qualquer) em apenas um ponto.)

O que é o jogo de Obi?

O propósito do Curso de Jogo de Obi é compartilhar conhecimento sobre a história, tipos, seu uso, rituais, caídas (5, 7, 16 caídas) e como funciona toda sua ritualística. ...

Como funciona o jogo de Obi?

Acender uma vela e colocar uma quartinha d'gua para Egun. * Pegar os gomos e dizer: 'Obi Alafi'. * Jogar de novo para ver se fala Orunmil ou Iku, ou o egun de algum parente ou amigo prximo que avisa da morte de algum chegado. * Perguntar qual o eb que se deve fazer para de imediato para salvar a vida.

Como se reza Obi?

O OBÍ é uma oferenda em excelência aos Òrìsá de um modo geral. Então parte-se com as mãos (nunca com a faca) o ÒBÌ ÀBÀTÁ (4 partes) e segura-se as quatro partes na mão direita e reza-se: ÒRÚNMÌLÀ ÒBÍ REE O Òrunmilá o OBI será cordial (será bom) para você.

O que significa Orobô?

Orobô ou orobó (em iorubá: orogbo), cujo nome científico é Garcinia kola, é um fruto sagrado de origem africana, muito utilizado nos rituais do candomblé.

Para que serve Obi d'água?

Obi, obi d'água ou simplesmente obi. Todos estes nomes referem-se à mesma obrigação, voltada exclusivamente a confortar uma pessoa em um caso de doença, desemprego, distúrbios nervosos, ou até mesmo para um iniciado dentro dos preceitos do axé orixá, quando por um motivo ou outro, o mesmo não pode passar por um bori.