É devido ou devida?

É devido ou devida?

A forma devido, que significa «ter como causa», corresponde ao particípio passado do verbo dever-se, pelo que deve concordar em género e número com a expressão nominal que modifica: a) «A morte do prisioneiro foi devida a um ataque cardíaco.» b) «No registo de óbito, podia ler-se “morte devida a um ataque cardíaco”.»

Como substituir a palavra vida?

Sinônimo de vida

  1. existência, presença, vivência. ...
  2. época, fase, ciclo, era, estágio, idade, duração, estação, período, momento. ...
  3. fisiologia, metabolismo. ...
  4. alma, espírito, essência, ser, substância, ânimo. ...
  5. destino, fado, sorte, sina, acaso, fatalidade, fortuna, quinhão, sestro, ventura, dita, estrela, moira.

Qual é o sinônimo de indispensável?

36 sinônimos de indispensável para 3 sentidos da palavra indispensável: Imprescindível: 1 substancial, obrigatório, vital, requerido, forçoso, preciso, inevitável, imperativo, imperioso, reclamado, imprescindível, fundamental, essencial, capital, básico.

Como é sinônimo?

1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. Exemplo: Como você quer que a limpeza seja feita? Na indicação de modo: 2 da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que.

Onde sinônimo?

1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade. Exemplo: Onde você está? Em que: 2 em que, no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Onde é aonde sinônimo?

3 sinônimos de aonde para 1 sentido da palavra aonde: Para onde: 1 a que lugar, para que lugar, para onde.

Em que pode substituir Onde?

Isso acontece porque acrescenta-se a preposição a à palavra onde, o que dá indicação de movimento de acordo com a regência dos verbos que acompanham essa palavra. Nos casos em que onde pode ser substituído por “em que”, “aonde” pode ser substituído por “a que”/ “ao qual”/ “à qual”. Observe: Aonde você o levou?

Qual palavra usar no lugar de onde?

“Aonde” (preposição a + advérbio onde) também corresponde ao lugar em que algo ou alguém está, no entanto, expressa a ideia de deslocamento, movimento, destino.

Qual é a classe gramatical de onde?

Quanto à classe gramatical, onde pode ser advérbio interrogativo (quando usado para fazer perguntas diretas ou indiretas) ou pronome relativo (quando introduz uma oração adjetiva).

O que pode ser substituído por?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído.

Onde se refere a lugar?

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.

Como usar o pronome relativo ONDE?

O pronome relativo "onde" aparece apenas no período composto, para substituir um termo da oração principal numa oração subordinada. Por essa razão, em um período como "Onde você nasceu?", por exemplo, não é possível pensar em pronome relativo: o período é simples, e nesse caso, "onde" é advérbio interrogativo.

Como usar ao qual?

A forma «ao qual», ou «à qual», é uma forma variável do pronome relativo, contraída com a preposição a, e pode usar-se só em situações em que se refira a uma palavra, ou antecedente. O exemplo que apresenta, embora seja comum na oralidade, não obedece a esta regra, pelo que «ao qual» está mal utilizado.

Que palavra o pronome relativo ONDE substitui introduzindo a noção de lugar?

Resposta. Resposta: A. Praia,ele só pode substituir um termo que indique LUGAR, ESPAÇO FÍSICO!!!

Onde equivale a?

5 – Onde é usado para indicar lugar e equivale a em que, no qual.

Quando usar no e na?

Veja alguns exemplos:

  1. da = de (preposição) + a (artigo)
  2. no = em (preposição) + o (artigo)
  3. numa = em (preposição) + uma (artigo)
  4. pelo = per (preposição) + o (artigo)
  5. dessa = de (preposição) + essa (pronome demonstrativo)
  6. naquela = em (preposição) + aquela (pronome demonstrativo)

Qual a classificação de onde?

Podendo a palavra onde ser classificada quer como advérbio de lugar, advérbio relativo e pronome relativo, gostaria de saber em que situação onde funciona apenas como advérbio de lugar. Na maioria das situações descritas nas gramáticas, ele surge apenas como pronome relativo e não como advérbio de lugar.

Onde é aonde na redação?

O primeiro passo é sempre identificar se a palavra está apresentando o sentido de lugar. Se há lugar e o verbo é estático, você deverá usar “onde”. Se o verbo exprime movimento, é “aonde”.

Como usar o onde é aonde?

E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos. Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.

Onde é aonde são palavras que indicam lugar?

Usamos "onde" para indicar lugar fixo, ou seja, o lugar em que se está. Usamos "aonde" para indicar mudança de lugar, ou seja, o lugar a que se vai. "Aonde" é equivalente a "a que lugar".

É de onde ou é da onde?

A expressão "da onde" simplesmente não existe: o correto é dizer "de onde" para indicar origem. A palavra "donde", que é uma mistura de "de onde" já está em desuso e deve ser evitada. A palavra "daonde" nem existe: está totalmente errada. Portanto, só resta uma única alternativa: devemos falar "de onde".

O que é de onde?

Significado de Onde advérbio Indica o lugar em que; no qual: onde coloquei minhas chaves? Em qual lugar; em que parte: onde está o lápis? Onde quer que. No lugar que: carrego-a comigo onde quer que eu vá.

Onde você mora ou onde você mora?

Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?" Agora, vamos corrigir a terceira frase: em uma locução verbal, é o verbo principal que indica a regência. Como na locução "foi morar", o verbo principal é "morar" (que não exige preposição), a expressão correta seria "Onde você foi morar".

Onde e em que?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Em que exemplos?

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

Onde como usar?

Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação.