Como interpretar o Mini exame do estado mental?

Como interpretar o Mini exame do estado mental?

Interpretação. Qualquer pontuação igual ou superior a 27 (de um total de 30) é efetivamente normal (intacto). Abaixo disso, a pontuação pode indicar perda cognitiva grave (≤9 pontos), moderada (10 a 20 pontos) ou leve (21 a 24 pontos). A pontuação bruta pode precisar ser corrigida de acordo com a escolaridade e idade.

Como corrigir o mini exame do estado mental?

Para avaliar a retenção deve-se dizer 3 palavras diferentes para a pessoa, como "Pêra", "Gato" ou "Bola" e pedir para que a pessoa as decore. Passado alguns minutos deve-se pedir à pessoa para repetir as 3 palavras e, por cada palavra correta, deve-se dar 1 ponto.

Qual o objetivo do Mini Mental?

Diversos instrumentos foram desenvolvidos durante os últimos anos com o objetivo de auxiliar na investigação de possíveis déficits cognitivos em indivíduos de risco, como é o caso dos idosos. O Mini-Exame do Estado Mental (MMSE) é a escala de avaliação cognitiva mais amplamente utilizada com essa finalidade.

Quem pode aplicar o meem?

O Mini Exame de Estado Mental – MEEM ou Mini Mental – é um dos questionários mais aplicados por aqueles profissionais que atendem população idosa. ... Indica de maneira rápida a orientação temporal e espacial, a atenção, a capacidade de cálculo, a memória e evocação, a linguagem e a habilidade visoespacial do idoso.

O que é o Mini Mental o que ele avalia?

O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), elaborado por Folstein et al9 (1975), é um dos testes mais empregados e mais estudados em todo o mundo. Usado isoladamente ou incorporado a instrumentos mais amplos, permite a avaliação da função cognitiva e rastreamento de quadros demenciais.

Como aplicar o teste do relógio?

O Teste do Desenho do Relógio é um instrumento simples e de fácil aplicação. Pode ser executado de maneira rápida e objetiva. O examinador solicita verbalmente ao paciente que desenhe um relógio numerado de 1 a 12 numa folha de papel em branco. Em seguida, pede que desenhe os ponteiros indicando um determinado horário.

O que avalia o teste do relógio?

Os testes do desenho do relógio (TDR) e de fluência verbal (FV) são de simples aplicação e amplamente utilizados em avaliações neuropsicológicas que procuram investigar síndromes demenciais em idosos. O diagnóstico da doença de Alzheimer é clínico, mas os testes cognitivos são de grande auxílio durante a anamnese.

Como avaliar a capacidade cognitiva?

Existem vários instrumentos capazes de avaliar a função cognitiva no idoso, sendo o Mini-Exame do Estado Mental a escala mais utilizada para mapear o déficit cognitivo, por ser de fácil aplicação, baixo custo e possuir sensibilidade e especificidade adequada.

Quais os fatores são avaliados na avaliação cognitiva?

Por analisar o funcionamento cognitivo, a avaliação neuropsicológica conclui a existência ou não de distúrbios, tais como:

  • dificuldade de atenção e concentração;
  • perda de memória;
  • déficit de raciocínio;
  • demências;
  • transtornos de aprendizagem;
  • doença de Parkinson e Alzheimer.

Qual o nome do teste que avalia a função cognitiva e memória?

Do ponto de vista prático, para uma primeira análise do estado cognitivo, o teste mais difundido e de maior validade é o MEEM (Folstein et al.,1975). Esse teste pode ser aplicado rapidamente, em 5 ou 10 minutos no máximo, e fornecer imediatamente um indicador razoavelmente aceitável da possibilidade de demência.

Como é feito exame neuropsicológico?

Ela acontece por meio de entrevistas e aplicação de testes variados, destinados a identificar a qualidade das aptidões e funções cognitivas do paciente. Ao procurar um psicólogo para fazer a avaliação, você pode ser orientado a fazer testes de memória, coordenação motora, comunicação verbal, entre outros.

O que estuda o neuropsicologia?

Responsável por entender as relações entre as funções cerebrais e alterações de comportamento, esse campo de saber é fundamental para a tomada de decisão em alguns tipos de tratamento clínico. ...

Qual é a função do neuropsicólogo?

O Neuropsicólogo tem a função de avaliar, investigar e criar hipóteses para desenvolver um plano de tratamento para o paciente juntamente com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde.

Qual objeto de estudo e trabalho da neuropsicologia?

Consideramos a neuropsicologia como a ciência que tem por objeto o estudo das relações entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano (Luria, 1966). Através dela podemos compreender os processos mnemônicos, perceptivos, de aprendizado e de solução de problemas, dentre outras atividades cognitivas.

Como funciona a neuropsicologia?

A principal ferramenta dos neuropsicólogos é a avaliação neuropsicológica. Por meio de testes, conversas, escalas, questionários e observações o psicólogo consegue testar algumas habilidades mentais, como o raciocínio, a memória, o aprendizado, a linguagem, a organização de ideias e cálculos, por exemplo.