Qual o conceito de consequencialismo?

Qual o conceito de consequencialismo?

Consequencialismo é um termo filosófico criado por Elizabeth Anscombe em “Modern Moral Philosophy”, 1958, para defender a tese de que um agente é responsável tanto pelas consequências intencionais de um ato, como pelas não intencionais quando previstas e não evitadas.

Quanto ao conceito de consequencialismo é correto afirmar que?

Diferente de uma ética baseada no dever, como a kantiana, o utilitarismo é consequencialista. pressupõe a ideia de que as consequências e as intenções do agente são importantes para avaliar o valor de sua ação. se uma pessoa mentir para alguém, essa sempre será uma ação errada, independente de suas consequências.

O que é a deontologia?

Deriva do grego deontos ( dever ) e logos ( tratado ), isto é, a ciência dos deveres, no âmbito de cada profissão, consequentemente deontologia jurídica é a ciência que cuida dos deveres e dos direitos dos operadores do direito, bem como de seus fundamentos éticos e legais.

Qual o objetivo do utilitarismo?

O utilitarismo foi uma doutrina ética fundada na Inglaterra por Bentham e Mill. Essa doutrina visa à finalidade ou à consequência de uma ação moral, e não ao modo como ela foi praticada. “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista.

O que é a deontologia profissional?

A Deontologia Profissional é a ciência dos deveres ou regras que devemos cumprir no exercício da profissão. E o conjunto dessas regras é ele imutável?

Qual é a importância da deontologia?

É importante destacar que a deontologia analisa os deveres internos do indivíduo; isto é, aquilo que deve fazer ou evitar consoante lhe dita a sua consciência. Os valores compartidos e aceites pela ética estão compilados pelos códigos deontológicos.

Para que serve deontologia?

3 A DEONTOLOGIA. A deontologia e a ética profissional servem de um lado, para controlar a ação dos membros de um grupo profissional e, de outro lado, para orientar sua conduta, colaborando para a formação de um grupo que se identifica e é identificado por um modo de agir.

Como a deontologia é aplicada na prática?

Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. ... Para os profissionais, deontologia são normas estabelecidas não pela moral e sim para a correção de suas intenções, ações, direitos, deveres e princípios.

Qual a importância do código de deontologia na profissão?

Como exposto por Mattar (2010), os códigos deontológicos são tratados que definem parâmetros éticos que regem princípios de deveres de observância obrigatória no exercício de profissões.

Quais as atribuições morais e éticas para os operadores do Direito?

Os operadores do direito, sejam eles advogados, juízes ou outros que desempenham funções essenciais ao funcionamento da justiça, devem se pautar em regras de moral e ética que permeiam a probidade, moralidade, boa-fé, entre outros.

O que é deontologia de enfermagem?

Esta trata-se do conjunto de atividades e comportamentos que são exigidos na atividade profissional, e que geralmente não são codificados em regulamentação jurídica. Dessa forma, a deontologia refere-se aos deveres da enfermagem durante sua atuação profissional nos diferentes serviços e diversos níveis de complexidade.

O que estuda a deontologia?

Portanto, além da deontologia ser conhecida como tratado ou conjunto de deveres e da moral, também pode ser compreendida como ciência do dever e da obrigação, termo este que está interligado intrinsecamente com a filosofia, a ética e a moral, tendo como fim, modelar o exercício de determinados grupos de profissionais.

Qual é a diferença entre ética e deontologia?

Do grego “ethiké” ou do latim “ethica” (ciência relativa aos costumes), ética é o domínio da filosofia que tem por objectivo o juízo de apreciação que distingue o bem e o mal, o comportamento correcto e o incorrecto. ... A deontologia é uma disciplina da ética especial adaptada ao exercício da uma profissão.

O que é moral em enfermagem?

A palavra moral possui diferentes sentidos, sendo associada ao comportamento humano, que se refere ao bem e ao mal. ... Além disso, busca-se entender como os (as) enfermeiros (as) atuam nos serviços fazendo uso da ética e da moral, bem como analisar a influência da ética e da moral na assistência prestada pela enfermagem.

Qual é a diferença entre ética e moral?

Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral. Para pensarmos nas diferenças entre ética e moral, devemos recorrer, primeiro, à raiz etimológica dessas palavras.

O que é a ética na enfermagem?

O termo Ética refere-se aos padrões de conduta moral, isto é, padrões de comportamento relativos ao paciente, ao patrão e aos colegas de trabalho. Ter boa capacidade de discernimento significa saber o que é certo e o que é errado, e como agir para chegar ao equilíbrio.

O que é a palavra moral?

Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade.

O que é a moralidade?

Significado de Moralidade Reunião dos fundamentos morais (a virtude, a moral, os bons costumes, a honestidade etc). Maneira ou modo de vida que se baseia nesses fundamentos. Momento, compreendido dentro de uma narrativa ou de textos literários, que possui uma lição.

Qual a origem e significado da palavra moral?

Para entender o que significado de moralidade, precisamos entender o termo que dá origem à palavra: moral. A palavramoral” vem do latim mos ou moris – e significa costumes. Nós vivemos em uma sociedade e a sociedade tem normas estabelecidas do que é certo e do que é errado.

O que é moral e exemplos?

A moral também se refere a valores e impõe regras de convívio sendo, porém, adstrita a uma cultura, a uma sociedade, a um grupo. ... Assim, por exemplo, atitudes consideradas imorais e reprimidas no Brasil podem ser perfeitamente aceitas em outros países e vice-versa.

O que é ética e moral exemplos?

A moral é muito consistente dentro de um determinado contexto, mas pode variar entre culturas ou épocas. Por exemplo, algo moralmente aceito na sociedade de hoje poderia ser imoral nos anos 70. Já a ética é como o individuo reflete sobre determinada moral.

O que seria valor e moral Cite exemplos?

Valores morais são os conceitos, juízos e pensamentos que são considerados “certos” ou “errados” por determinada pessoa na sociedade. ... Gentileza, Honestidade, Respeito, Ética são exemplos de valores morais.

O que é uma lição de moral?

É você falar para a pessoa o que é certo, por exemplo, se eu fumar, minha mãe dará uma lição de moral em mim, dizendo que fumar é errado, faz mal para o pulmão, etc.

Que palavra ou expressão pode substituir a palavra lição?

Ensinamento por vivência: 4 ensinamento, experiência, vivência, preceito, aprendizado, advertência, alerta, aviso, moral, escarmento.

O que seria valor é moral?

Valores morais são os conceitos e pensamentos tidos como corretos ou errôneos por uma pessoa, grupo social ou sociedade. ... Valores morais, portanto, são os valores que guiam o comportamento de indivíduos e grupos no plano moral, ou seja, em matéria de distinguir entre o que é certo e o que é errado.

Quais meus valores pessoais?

6 valores pessoais que devem ser cultivados

  • Honestidade. A palavra honestidade tem origem no latim honos, que significa honra e dignidade. ...
  • Respeito. ...
  • Empatia. ...
  • Autoconfiança. ...
  • Comunicação assertiva. ...
  • Inteligência Emocional.