Quais os locais de punção venosa?

Quais os locais de punção venosa?

Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal; Escolher o cateter adequado ao calibre do vaso periférico; Prender o garrote acima do local escolhido (não colocá-lo sobre as articulações);

Quais áreas não devem ser Puncionadas?

Em crianças menores de um ano, as seguintes áreas não devem ser puncionadas: Curvatura posterior do calcanhar; • Área central do pé (área do arco); • Falange distal dos dedos; Ver notas 1 e 2; • Lóbulo das orelhas. Nota 1: A punção transcutânea não deve ser mais profunda que 2,0 mm.

Quais os cuidados na coleta?

É necessário que o paciente siga as orientações do laboratório:

  1. Jejum de 3 horas;
  2. Pausa sexual por 2 dias antes de realizar o exame;
  3. Não andar de bicicleta ou praticar equitação nos 2 dias que antecedem o exame;
  4. Após ser submetido a alguns exames o paciente tem que aguardar um prazo maior para fazer a coleta de sangue.

Como encontrar uma veia difícil?

O ideal é que ele seja posicionado 10 cm acima da veia que será puncionada. Antes de puncionar a região, não dê leves tapas, pois isso pode causar hematomas. O ideal é usar o dedo indicador para procurar a veia.

Qual o local de preferência para coleta de sangue para gasometria?

Locais para a punção em ordem de preferência: artérias radiais, braquiais e femorais. Deve-se evitar a punção nas artérias femorais devido maior incidência de complicações (abscessos, fístulas arteriovenosas, etc); Nos casos de hematoma deve-se observar a evolução e manter curativo compressivo, se necessário.

Como coleta de sangue para gasometria arterial?

A gasometria arterial é realizada por punção na artéria do braço ou perna do paciente. No entanto, a artéria radial tem prioridade para a coleta de sangue. Nesse caso, é preciso realizar a punção da pele e da parede da artéria seguindo seu trajeto.

Como coletar gasometria arterial e venosa?

A coleta da gasometria arterial é realizada por meio de uma punção arterial, normalmente na artéria radial, braquial ou femoral. É uma técnica extremamente asséptica, a fim de prevenir infecções, e deve ser realizada por profissional treinado.

Onde fazer exame de gasometria arterial?

Uma amostra de sangue de uma artéria é normalmente feita a partir do interior do punho (artéria radial), mas também pode ser retirada a partir de uma artéria na virilha (artéria femoral) ou do lado de dentro do braço acima da prega do cotovelo (artéria braquial).

Qual o valor do exame gasometria arterial?

Os valores normais do exame gasometria arterial são: pH: 7.

Qual o preço do exame gasometria arterial?

Preço. O exame de gasometria arterial, em média, custa a partir de R$10,00 e pode chegar a R$60,00, dependendo do laboratório. Como não há necessidade de equipamentos especiais, podendo ser realizado na maioria dos laboratórios, a gasometria arterial normalmente está dentro da cobertura dos planos de saúde.

Quando é indicado a gasometria arterial?

- Medir o pH no sangue de pessoas que têm insuficiência cardíaca, insuficiência renal, diabetes não controlada, distúrbios do sono e infecções graves, ou depois de uma overdose de drogas. - Uma gasometria arterial muitas vezes é feita em pacientes que estão no hospital com doença grave ou farão uma cirurgia.

Que tipo de paciente o técnico pode coletar a gasometria arterial?

competência para realizar a coleta de material para Gasometria Arterial. conclusão: (...) o Enfermeiro especialmente treinado e tecnicamente capacitado poderá executar a punção percutânea ou realizar procedimentos em acesso arterial ( se houver) para obtenção de amostra de sangue destinado à análise gasométrica.

Qual o objetivo da gasometria arterial?

A gasometria arterial é um exame de sangue que é coletado a partir de uma artéria, com o objetivo de avaliar os gases presentes no sangue, como o oxigênio o gás carbônico, assim como sua distribuição, do pH e do equilíbrio acidobásico.

Como é feito o exame de gasometria arterial?

A gasometria é um exame de sangue feito através da coleta de sangue arterial, com objetivo de analisar os gases presentes, suas distribuições, o pH e o equilíbrio ácido-base no sangue.

Como saber se a gasometria está compensada ou descompensada?

Portanto, se a gasometria mostra uma compensação parcial devemos rever as três etapas: Primeiro: avaliar o pH e verificar se há acidose ou alcalose. Segundo: avaliar a PCO2. Como vimos, em uma situação descompensada o pH e a PCO2 movem-se em direções opostas, se a alteração é primariamente respiratória.

Quem deve coletar gasometria?

1º No âmbito da equipe de Enfermagem, a punção arterial tanto para fins de gasometria como para monitorização da pressão arterial invasiva é um procedimento privativo do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.

O que significa pO2 na gasometria arterial?

pO2 (pressão parcial de oxigênio) 80 a 100 mmHg. pCO2 (pressão parcial de gás carbônico) 35 a 45 mmHg. HCO3 (necessário para o equilíbrio ácido-básico sanguíneo) 22 a 26 mEq/L. SaO2 Saturação de oxigênio (arterial) maior que 95%

O que a alcalose pode causar?

O que é alcalose metabólica e o que pode causar. A alcalose metabólica acontece quando o pH do sangue se torna mais básico do que deveria, ou seja, quando está acima de 7,45, o que surge em situações como vômitos, uso de diuréticos ou consumo excessivo de bicarbonato, por exemplo.

Quais os sintomas da alcalose?

Entre os sintomas gerais da alcalose, encontramos:

  • Náuseas.
  • Sensação de torpor.
  • Espasmos musculares prolongados.
  • Tremor nas mãos.
  • Contração muscular.

Quais os tipos de alcalose?

Tipos. Existem basicamente dois tipos de alcalose: Alcalose respiratória. Alcalose metabólica.

O que é uma alcalose?

A alcalose é uma excessiva alcalinidade sanguínea provocada por um excesso de bicarbonato no sangue ou pela perda de ácido no sangue (alcalose metabólica) ou por um baixo nível de dióxido de carbono no sangue decorrente de respiração rápida ou profunda (alcalose respiratória).

O que é uma alcalose respiratória?

Alcalose respiratória é a diminuição primária da pressão parcial de dióxido de carbono (PCO2) com ou sem redução compensatória do bicarbonato (HCO3−); o pH pode estar alto ou quase normal. A causa é o aumento da frequência respiratória e/ou do volume (hiperventilação). A alcalose respiratória pode ser aguda ou crônica.

Qual o tratamento para alcalose respiratória?

O tratamento depende da causa da alcalose respiratória. Se a pessoa tiver uma respiração rápida causada por ansiedade, o tratamento baseia-se em diminuir a sua frequência respiratória, diminuindo a sua ansiedade e aumentando a quantidade de gás carbônico inspirado.

O que causa a hiperventilação?

A causa mais comum da hiperventilação é a ansiedade, mas exercícios físicos, febres e doenças respiratórias também costumam levar a esse estado. A hiperventilação pode estar associada a ataques de pânico, e outros transtornos de ansiedade, segundo a classificação CID-10.

O que acontece quando o po2 está baixo?

As causas comuns de PCO2 baixa são: alcalose respiratória primária, asma, insuficiência cardíaca e pneumonia e para PCO2 elevada são: acidose, respiratória primária, doença pulmonar crônica e depressão do SNC. também é chamado de acidemia.

Qual o valor normal de PaO2 e SaO2?

Os valores da gasometria arterial que refletem a oxigenação incluem a pressão parcial de oxigênio no plasma arterial (PaO2) e a saturação arterial de oxigênio da hemoglobina (SaO2). É a pressão parcial de O2 dissolvida no sangue arterial. A PaO2 normal (ou pO2) é de 80 a 100 mmHg ao nível do mar.