Como ocorre o processo de transcrição e tradução do DNA?

Como ocorre o processo de transcrição e tradução do DNA?

Em resumo, o DNA é "transcrito" pelo RNA mensageiro (RNAm) e depois a informação é "traduzida" pelos ribossomos (compostos RNA ribossômico e moléculas de proteínas) e pelo RNA transportador (RNAt), que transporta os aminoácidos, cuja sequência determinará a proteína a ser formada.

Qual é a estrutura responsável pela síntese proteica?

O retículo endoplasmático rugoso está envolvido no processo pelo fato da síntese proteica acontecer nos ribossomos, estruturas presentes nessas membranas e responsável pela produção das proteínas. ...

Em quais níveis pode ocorrer o controle da expressão gênica?

Ou seja, vamos observar como a expressão de genes em eucariontes (como nós) pode ser controlada em vários estágios, desde a disponibilidade do DNA para a produção de RNAms até a tradução e processamento de proteínas. A expressão gênica eucariótica envolve muitas etapas e quase todas elas podem ser reguladas.

Quais são as estruturas que realizam o splicing?

Splicing é o processo de maturação de um pré-mRNA (RNA precursor), nesse processo as regiões não codificantes (íntrons) são retiradas do pré-mRNA, que passa a conter somente as regiões codificantes (exons). O splicing pode ocorrer durante e/ou após a transcrição do pré-mRNA.

Como é a estrutura de um gene eucariota?

Cada nucleotídio é formado por um grupo fosfato, um açúcar (desoxirribose no DNA e ribose no RNA) e uma base nitrogenada. Existem cinco tipos diferentes de bases nitrogenadas: timina (T), guanina (G), citosina (C) e adenina (A) são encontradas no DNA.

O que é gene descreva a estrutura de um gene em eucariotos?

A estrutura de um gene consiste em muitos elementos, dos quais a sequência codificadora costuma ser apenas uma pequena parte. Estes incluem regiões de DNA que não são transcritas, bem como regiões não traduzidas do RNA. Cada gene contém um conjunto particular de sequências reguladoras, necessárias para sua expressão.

Como é a estrutura de um nucleotídeo?

O nucleotídeo é um conjunto formado pela associação de 3 moléculas – uma base nitrogenada, um grupamento fosfato e um glicídio do grupo das pentoses. ... Assim, temos que a base púrica Adenina, se liga com as bases pirimídicas Timina e Uracila, enquanto que a base Guanina se liga exclusivamente à Citosina e vice-versa.

Como é formada a estrutura de um gene?

Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo. Cada célula humana tem cerca de 25.

O que constitui um gene?

A unidade física e funcional fundamental da hereditariedade. Um gene é uma sequência ordenada de nucleotídeos localizada em uma posição particular em um cromossomo particular que codifica um produto funcional específico (isto é, uma proteína ou molécula de RNA).

São exemplos de ácidos nucleicos *?

Exemplos: DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico). Os ácidos nucléicos são formados por nucleotídeos, que são formados a partir de um açúcar, do ácido fosfórico e uma base nitrogenada.

Quais são os ácidos nucleicos e suas funções?

Essas macromoléculas são compostas por monômeros (ou nucleotídeos), que fazem com que essas moléculas formem polímeros (ou polinucleotídeos). A função dos ácidos nucléicos é controlar a síntese protéica, armazenando e transportando as informações genéticas através das moléculas de DNA e RNA.

Quais os ácidos nucleicos existentes caracterize cada um deles?

Os ácidos nucleicos são moléculas com extensas cadeias carbônicas, formadas por nucleotídeos: um grupamento fosfórico (fosfato), um glicídio (monossacarídeo com cinco carbonos / pentoses) e uma base nitrogenada (purina ou pirimidina), constituindo o material genético de todos os seres vivos.

Quais os tipos de ácidos nucleicos e em que eles se diferenciam?

Existem dois tipos de acidos nucleicos, o DNA (Acido Desoxirribonocleico) e o RNA (Acido Ribonucleico). ... O DNA é formado por uma desoxirribose (um tipo de carboidrato), um fosfato, e uma base nitrogenada. O RNA é formado por uma ribose (outro tipo de carboidrato), um fosfato e uma base nitrogenada.

Qual é a estrutura dos ácidos nucleicos?

Estrutura. Como vimos, os ácidos nucleicos são formados por nucleotídeos, os quais apresentam três componentes básicos: um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. Os nucleotídeos unem-se através de ligações fosfodiéster entre o açúcar e o grupo fosfato.