Como tirar sonda nasoenteral?

Como tirar sonda nasoenteral?

4. Descrição do procedimento:

  1. Conferir a prescrição médica para retirada da sonda.
  2. Higienizar as mãos;
  3. Explicar o procedimento e a finalidade ao cliente;
  4. Reunir o material na bandeja e colocá-la sobre a mesa de cabeceira;
  5. Zelar pela privacidade utilizando o biombo;
  6. Colocar a toalha sobre o tórax do paciente;

Como retirar a sonda?

- Tracionar a sonda ou dreno retirando-a lentamente e delicadamente, desprezando-a no saco de lixo; - Realizar a higienização; - Deixar o cliente confortável e com a campainha ao seu alcance; - Deixar o ambiente em ordem.

Como saber se a sonda nasoenteral saiu do lugar?

Para verificar se a sonda está no local: Colocar a ponta da sonda no copo com água - se tiver borbulhamento está na traquéia. Deve ser retirada; 15.

Como faz o teste para saber que a sonda nasogástrica?

Medir a sonda da ponta do nariz ao lóbulo da orelha até o apêndice xifóide e daí mais 3 cm marcando com esparadrapo. ► Lubrificar a ponta da sonda. possível) deglutindo a sonda quando passar pela faringe. Pode haver náuseas e vômitos, portanto deixe-o repousar alguns minutos.

Qual o posicionamento de uma sonda gástrica?

A aspiração de suco gástrico indica a entrada da sonda no estômago. O posicionamento de sondas maiores é checado inserindo-se 20 a 30 mL de ar e auscultando-se a passagem de ar com o estetoscópio abaixo da região subcostal esquerda.

Qual o método mais confiável para verificar o posicionamento da sonda nasoenteral?

No caso da Sonda Nasoenteral, o único meio de se certificar quanto à localização desta é através da realização do exame de RX de abdôme, para visualizar a localização da ponta radiopaca desta sonda, para então iniciar ou não a dieta com segurança para o cliente.

Quais os tipos de sonda gástrica?

Tipos de Sonda Nasogástrica As mais comumente usadas são: sonda de Levine, gástrica simples, Nutriflex, a Moss e a Sengstaken-Blakemore (S-B).

Quais são os tipos de sonda?

A denominação das sondas varia com o seu uso: - sonda nasogástrica (Levin) - sonda orotraqueal (ou portex) - sonda gastrostomia (Malecot) - sonda vesical (Foley) - sonda uretral - sonda retal Page 17 III - MATERIAL As sondas são diferenciadas de acordo com o seu diâmetro externo, geralmente aos pares.