O que é Tangram sua origem?

O que é Tangram sua origem?

O tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa, praticado há muitos séculos em todo o Oriente. Segundo a lenda, o jogo surgiu quando um monge chinês deixou cair uma porcelana quadrada, que se partiu em sete pedaços – daí seu nome, que significa “ tábua das sete sabedorias” ou “tábua das sete sutilezas” .

O que diz a lenda do tangram?

A lenda principal e mais difundida a respeito do surgimento do Tangram diz que no século XII um monge taoísta deu ao seu discípulo um quadrado de porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tintas e disse para ele viajar pelo mundo e anotar tudo que visse de belo e depois voltasse.

Como se resolve o Tangram?

Papel cartaz ou EVA. Agora, veja passo a passo como funciona a construção do Tangram. 1º passo: Recorte o EVA ou o papel cartaz em forma de um quadrado: 2º Passo: Trace um segmento de reta que vai do vértice b ao vértice h, dividindo o quadrado em dois triângulos iguais.

Como trabalhar com o Tangram em sala de aula?

O professor pode estimular as crianças a montarem várias figuras diferentes utilizando as peças. Dessa forma, estará trabalhando a composição e a decomposição. Com as figuras dá para criar novas histórias, realizar ilustrações e montar um grande painel com todos os trabalhos.

Quantas peças são triangulares no Tangram?

O tangram é composto por 7 peças, sendo: 5 triângulos; 1 quadrado; 1 paralelogramo.