O que é glomerulonefrite difusa aguda?

O que é glomerulonefrite difusa aguda?

INTRODUÇÃO. A glomerulonefrite difusa aguda (GNDA) ou glomerulonefrite pós-estreptocócica (GNPE) caracteriza-se pelo processo inflamatório de origem imunológica que acomete todos os glomérulos de ambos os rins.

O que é doença de Berger?

(Nefropatia por IgA, doença de Berger) Nefropatia por IgA é a deposição de imunocomplexos de IgA nos glomérulos, que se manifesta como hematúria, proteinúria e, em geral, insuficiência renal lentamente progressiva. O diagnóstico baseia-se no exame de urina e em biópsia renal.

O que é GNPE?

A glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica aguda (GNPE) é a glomerulonefrite pós-infecciosa mais comum na infância. Caracteriza-se pela rápida deterioração da função renal devido a uma resposta inflamatória após infecção por estreptococos.

Como tratar glomerulonefrite?

Não existe um tratamento específico disponível para a maioria dos casos de glomerulonefrite aguda. O distúrbio que causa a glomerulonefrite é tratado quando possível. Pode ser necessário seguir uma dieta baixa em proteínas e sódio até que a função renal seja restabelecida.

Qual a relação da GNDA como edema agudo de pulmão?

Estes muitas vezes referem a urina como apresentado coloração de chá ou “coca-cola”. O edema é generalizado, ocorrendo em cerca de 2/3 dos pacientes. Em casos severos, pode ocorrer congestão pulmonar e edema agudo de pulmão, associado com retenção de sódio e água e apresentando pouca relação com a proteinúria.

Quem já teve nefrite pode ter novamente?

tive nefrite a 9 anos atras . Ela pode voltar ? Sim, algumas nefrites passam por períodos controladas e podem descompensar.

O que é proibido comer pra quem tem nefrite?

– Os demais vegetais, tais como: chuchu, espinafre, couve-flor, quiabo, berinjela, vagem, brócolis, batata, mandioca, abobrinha, podem ser ingeridos à vontade se forem cozidos sem casca, cortados em pequenos pedaços e em boa quantidade de água, sendo que esta água deve ser desprezada.