Qual o prazo para contestação no novo CPC?

Qual o prazo para contestação no novo CPC?

15 dias

Pode apresentar contestação antes da citação?

APRESENTAÇÃO DA CONTESTAÇÃO ANTES DA CITAÇÃO. COMPARECIMENTO ESPONTÂNEO DO RÉU. POSSIBILIDADE. I- Conforme precedentes do STJ a parte pode apresentar sua defesa antes da sua citação e da execução da liminar de busca e apreensão, inteligência do parágrafo 1º do artigo 214 do CPC .

Quando se inicia a contagem do prazo de 15 dias para o réu contestar no caso da não celebração do acordo?

335. O réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será a data.” Inclusive, o réu pode até concordar com as alegações do autor. Todavia, caso o réu opte por não apresentar a contestação, implicará em revelia (art.

Quando começa a correr o prazo para apresentação da contestação caso na audiência de conciliação e mediação não haja possibilidade de acordo entre as parte?

335. O réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será a data: I – da audiência de conciliação ou de mediação, ou da última sessão de conciliação, quando qualquer parte não comparecer ou, comparecendo, não houver autocomposição.

Pode haver mais de uma sessão destinada a conciliação e a mediação não podendo exceder 2 dois meses da data de realização da primeira sessão desde que necessária S a composição das partes?

§ 2º Poderá haver mais de uma sessão destinada à conciliação e à mediação, não podendo exceder a 2 (dois) meses da data de realização da primeira sessão, desde que necessárias à composição das partes. ... 334, § 4º, do NCPC, estabelece duas hipóteses nas quais não haverá essa audiência de mediação e de conciliação.

Quando a citação for por edital o prazo para o réu contestar a ação no rito ordinário começa a correr após a juntada aos autos do edital?

Nos termos do art. 241, inciso V, do Código de Processo Civil, na citação por edital, há somatória de prazo. ... Após, e imediatamente, começa a correr o prazo para a apresentação da resposta do réu (de 15 dias), nos termos do art. 297 do mesmo Diploma Legal.

Quando a parte não comparece na audiência de conciliação?

§ 8º O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.