O que é gestão educacional e espaços Não-escolares?

O que é gestão educacional e espaços Não-escolares?

Pode-se perceber que a gestão da educação é compreendida através das iniciativas desenvolvidas pelos sistemas de ensino. Já a gestão escolar, situa-se no âmbito da escola e trata das tarefas que estão sob sua responsabilidade, ou seja, procura promover o ensino e a aprendizagem para todos.

O que diferencia os espaços ligados à educação não escolar?

A DIFERENÇA ENTRE A EDUCAÇÃO NA ESCOLA E A NÃO-FORMAL. A educação formal é baseada na transferência de conhecimento através da comunicação. Já a educação informal é baseada na aquisição de conhecimento através de estudos e experimentações auto-motivadas.

Qual a importância do pedagogo nos espaços Não-escolares?

É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.

Quais as áreas de atuação do pedagogo nos espaços Não-escolares?

São diversos os espaços considerados não-escolares de atuação do pedagogo, como: Organizações não-governamentais (ONGS), sindicatos, associações, justamente onde houver uma prática educativa vai haver uma ação pedagógica, e necessariamente a ação do pedagogo.

O que é um espaço não formal?

Os espaços não formais não institucionalizados são espaços naturais, construídos ou modificados pela interferência do homem e não costumam ter monitores e tão pouco foram elaborados paras fins de ensino-aprendizagem. Porém, neles pode haver elementos úteis ao ensino e a educação formal, informal e não formal.

Onde a educação pode acontecer?

Informalmente o processo educacional ocorre no cotidiano das pessoas e nas relações humanas; essa ação cotidiana e informal refere-se à troca de experiência e à manutenção de valores da sociedade ou de um grupo dentro da sociedade.

Como a educação não formal poderá auxiliar a escola pública?

como a Educação Não Formal, poderá auxiliar a escola pública, a buscar formas de favorecer reflexão sobre essa temática, haja vista inclusive, ser tema abordado pelos Desafios Contemporâneos, propostos na BNCC.

Como a educação não formal poderá auxiliar a escola pública a buscar formas de favorecer reflexão sobre o envelhecimento?

Como a Educação Não Formal, poderá auxiliar a escola pública, a buscar formas de favorecer reflexão sobre essa temática, haja vista inclusive, ser tema abordado pelos Desafios Contemporâneos, propostos na BNCC.

Como os espaços não formais contribuem para a construção do conhecimento?

Os espaços não formais compreendidos como museus, zoológicos, parques, fábricas, alguns programas de televisão, a Internet, entre outros, além daqueles formais, tais como bibliotecas escolares e públicas, constituem fontes que podem promover uma ampliação do conhecimento dos educandos.

Quais as modalidades da educação Qual o significado das diferentes modalidades da educação informal formal e não formal?

A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não ...

Quais são os três tipos de Educação?

3 Tipos de educação

  • Pré-escola ou Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Ensino Técnico;
  • Ensino Superior;
  • Pós-Graduação: Especialização, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado.

O que é auto instrução?

Método de aprendizagem não formal em que o aluno adquire conhecimento pelo seu próprio esforço, estudando sozinho e, especialmente, dedicando-se à leitura e ao estudo do material de apoio instrumental (exercícios, apostilas, resumos, audiovisuais etc.), em horários conformes à sua disponibilidade, recorrendo ao ...

Qual o conceito de instrução e ensino?

Ensino: é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos humanos para instruir e educar seus semelhantes. ... Instrução:transmissão de conhecimento ou formação de determinada habilidade; ensino, treinamento.