Qual o contexto histórico do Naturalismo?

Qual o contexto histórico do Naturalismo?

Naturalismo foi um estilo de época de finais do século XIX. Seu surgimento está associado à publicação, em 1859, do livro A origem das espécies, de Charles Darwin (1809-1882), que revolucionou o pensamento científico na segunda metade desse século.

Em que ano terminou o realismo em Portugal?

até 1890

Como é definido o realismo?

O realismo é um dos movimentos artísticos mais estudados no universo artístico. ... É definido como um movimento artístico e literário. Seu surgimento é datado em meados do século XIX, na França. O realismo se manifestou na arquitetura, escultura, teatro, pintura e, principalmente, na literatura.

O que o realismo revela?

Podemos verificar que o Realismo revela: I – senso do contemporâneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta para o passado ou para o futuro. II – o retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos.

Por que o período literário estudado foi denominado realismo?

Literatura. O realismo, movimento estético predominante no mundo ocidental no último quartel do século XIX, surgiu como uma onda de oposição à subjetividade e ao individualismo da tendência artística anterior, o romantismo.

Como o ser humano é considerado pelo realismo?

Verificado por especialistas. O Naturalismo caracterizou-se como um movimento literário iniciado na Europa, que retratava o homem como um produto da natureza. ... Os naturalistas consideravam o indivíduo como resultado de sua herança biológica e seu comportamento é determinado pelo meio em que vive e onde atua.

Como o realismo procura retratar o homem e a sociedade?

Resposta. Os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade, a face nunca antes revelada, a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos.

Pode-se perceber o realismo na representação da figura humana?

Resposta. Sim. Pois na imagem 1 está representada mais como uma forma de desenho,sem realismo algum . Já a imagem 2 é muito mais realista ,com perspectiva,profundidade,movimento,sfumato...

O que o realismo buscou retratar na literatura?

O Realismo foi um movimento que surgiu na Europa, na segunda metade do século XIX. A escola literária se destacou pela forte presença da objetividade em suas obras, rompendo com o subjetivismo e a perfeição estética pregada pelo Romantismo.

Quais são os principais autores do realismo?

Os principais autores do realismo brasileiro são Machado de Assis, Raul Pompeia, Xavier Marques, João Lúcio Brandão, Júlia Lopes de Almeida, Aluísio de Azevedo e Artur de Azevedo. Juntos, esses nomes foram responsáveis por expandir o movimento por todo o país.

Quando foi a primeira fase da obra machadiana?

Resposta. Em 1881 Machado, abandona, definitivamente, o romantismo da primeira fase de sua obra e publica Memórias Póstumas de Brás Cubas, que marca o início do realismo no Brasil.

Quais as diferenças entre a primeira e a segunda fase da obra de Machado de Assis?

Na primeira fase, o escritor ainda apresenta características do período romântico; na segunda, considera-se dentro do novo movimento literário realista. ... Com relação à prosa, Machado de Assis não apenas inaugura o Realismo no Brasil, mas também sua segunda fase literária com Memórias Póstumas de Brás Cubas.

É característica fundamental do estilo machadiano?

São geralmente burgueses – classe dominante; Procura desmascarar o “jogo” das relações sociais; Enfatiza o contraste entre aparência x essência; Mostra-nos de maneira impiedosa e ajuda a vaidade, a futilidade, a hipocrisia, a inveja, o prazer carnal.

Quais são as principais características da obra de Machado de Assis na segunda fase?

A segunda Fase é a realista, como principais característica: Objetividade, Realidade circundante,Inteligência,razão,Verdade universal,Fatos observáveis,Mulher mostrada com seus defeitos e qualidades,Linguagem culta e direta e Narrativa de ação e de aventura.