O que significa o termo interculturalidade?

O que significa o termo interculturalidade?

É neste contexto que surge o conceito de interculturalidade, usado para indicar um conjunto de propostas de convivência democrática entre diferentes culturas, buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade, ao contrário, “fomentando o potencial criativo e vital resultante da relações entre diferentes ...

Qual a necessidade da compreensão do Multiculturalismo e Interculturalidade em nossa sociedade?

O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação. Para que possa haver uma coexistência harmoniosa, devem ser respeitadas as diferenças entre culturas que habitam um mesmo Estado.

O que é educação intercultural e multicultural?

O educador multicultural considera a diversidade cultural como um fato e adaptar a proposta educativa, enquanto que o educador intercultural constrói um projeto educativo intencional para promover a relação entre pessoas de culturas diferentes.

Qual o papel da educação na formação de um sujeito intercultural?

A escola tem a função relevante de (re)conhecer, dar valor e poder a todos os sujeitos socioculturais, no sentido de reconhecer a diferença cultural como expressão positiva.

O que é atividade intercultural?

Toda comunicação é, na verdade, intercultural e se realiza efetivamente quando reconhecemos e/ou entramos em contato com pessoas ou grupos afiliados a culturas diferentes. ... Muitas atividades podem ser sugeridas para a inserção da comunicação intercultural na sala de aula.

Qual a ideia expressada pelas declarações francesas de 1789 e americana de 1776 no início da Idade Contemporânea?

Qual a ideia expressada pelas declarações francesas de 1789 e americana de 1776, no início da idade contemporânea: Resposta Marcada : De cidadania apoiada em um discurso liberal, em que os direitos fundamentais se relacionavam à ideia de liberdade, segurança e propriedade.

O que é currículo intercultural?

Nesta conformidade, um currículo intercultural crítico consiste em fomentar concepções, estratégias, métodos e ações educativas fundamentadas em valores tais como solidariedade, pluralidade e democracia, substancialmente relevantes como uma proposta que se perfila mais do que pedagógica, ética e político-social.

Quando surgiu o multiculturalismo no Brasil?

História do Multiculturalismo O movimento multiculturalista se inicia no final do século XIX nos Estados Unidos com a ação principal do movimento negro para combater a discriminação racial no país e lutar pelos seus direitos civis.

Qual a importância do multiculturalismo no Brasil?

O multiculturalismo tem uma grande importância no processo de formação do espaço Brasileiro, principalmente por carregar elementos de outros continentes, sendo presentes de fato na nossa história, tanto na diversidade étnica como na formação da linguagem, costumes, valores, religião.