Como calcular a Apotema do Triângulo Equilatero?

Como calcular a Apotema do Triângulo Equilatero?

Olhem bem, o apótema r, ou o raio da circunferência inscrita no triângulo equilátero equivale a 1/3 da altura do triângulo. Já o raio R, ou o raio da circunferência circunscrita no triângulo equilátero equivale a 2/3 da altura do mesmo triângulo.

Como calcular o Apotema de um triângulo?

Apótema do triângulo

  1. Área: A = (L².√3)/4 ou A = (3.L)/2 . a.
  2. Perímetro: P = 3.L.
  3. Altura: h = (L.√3)/2.
  4. Apótema: a = (L.√3)/6 = R/2.
  5. Raio da circunferência inscrita: r = (L.√3)/6.
  6. Raio da circunferência circunscrita: R = (L.√3)/3.

O que é uma Apótema?

Considerando um círculo e um polígono inscrito de n lados, definimos como apótema de uma figura poligonal o segmento de reta que parte do centro da figura formando com o lado um ângulo de 90º, isto é, podemos dizer que o apótema é perpendicular ao lado do polígono.

O que é o Apótema de um polígono?

É o segmento de reta que liga o centro de um polígono regular ao ponto médio de um de seus lados. A apótema sempre forma um ângulo reto com o lado do polígono que ela toca. Nessa imagem, r é o raio do polígono regular inscrito, o ponto O é seu centro e o segmento a é apótema.

Como calcular o Apótema de um pentágono?

Método 3 de 3: O apótema é uma linha que sai do centro do pentágono e toca um dos lados dele, em um ângulo reto. Se você souber o comprimento dele, é possível usar essa simples fórmula. Área de um pentágono regular = pa/2, onde a = perímetro e a = apótema.

O que são polígonos circunscritos?

Para ser classificado como regular, um polígono deve apresentar todos os lados congruentes e todos os seus ângulos internos com medidas iguais. Por fim, ele será considerado circunscrito na circunferência c, se todos os seus lados forem tangentes a ela.

Como calcular o raio de um polígono regular?

Resposta. Todo polígono regular pode ser inscrito em uma circunferência. Ao decompormos esse polígono notamos várias regiões triangulares, então se o polígono for decomposto em n triângulos basta calcularmos sua área e multiplicarmos pelo número de triângulos.

Como calcular a área de um Heptagono?

A área do polígono regular, figura que possui lados e ângulos congruentes, é obtida pelo produto de seu semiperímetro por seu apótema. Para que um polígono seja considerado regular, ele precisa cumprir três pré-requisitos: ser convexo, ter todos os lados congruentes e ter todos os ângulos internos com a mesma medida.

Como calcular um dos lados do trapézio?

Sabendo-se que o trapézio é isósceles, então os dois triângulos são iguais ... Apartir disso, sabendo o valor da base maior, da base menor e da altura, podemos descobrir os dois catetos do triângulo retângulo (q dividimos no começo), em seguida, basta aplicar o teorema de Pitágoras (a² = b² + c²) ...