O que é PCM na empresa?

O que é PCM na empresa?

PCM é a sigla para Planejamento e Controle da Manutenção, uma área estratégica dentro do setor de manutenção da empresa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o PCM é uma área “filha” da manutenção e serve de apoio tático e estratégico para as atividades de manutenção.

O que significa a sigla PCM?

PCM é a sigla para Planejamento e Controle da Manutenção. Trata-se de uma área da gestão da manutenção que cuida da parte estratégica e tática da empresa.

O que faz um analista de planejamento de manutenção?

Acompanha os processos de manutenção elétrica, mecânica e civil, conforme as programações corretivas e preventivas. Analisa chamados técnicos, elabora inspeções e procedimentos, controla indicadores de serviços e identifica oportunidades de melhorias nos programas de manutenção.

O que faz um técnico de planejamento de manutenção?

A função do planejador de manutenção excepcional é elevar a disponibilidade e confiabilidade dos ativos, através da elaboração de planos de manutenção centrados em confiabilidade e rentáveis. Um bom Planejador de Manutenção sabe o valor que o resultado do seu trabalho gera para a empresa./span>

Como fazer um plano de manutenção?

Plano de manutenção preventiva: 6 passos para fazer o seu

  1. Levantamento de informações. ...
  2. Criação do Checklist de Manutenção. ...
  3. Verificação dos custos. ...
  4. Definição de um cronograma. ...
  5. Acompanhamento de cada atividade. ...
  6. Estruture os KPI's de produtividade.

Como se deve organizar um departamento de manutenção?

Como otimizar e organizar os custos com manutenção?

  1. Estabeleça um orçamento. A gestão da manutenção é apenas uma das formas de reduzir os custos. ...
  2. Mapeie os processos. ...
  3. Treine a equipe. ...
  4. Priorize atividades. ...
  5. Elabore um plano de manutenção emergencial. ...
  6. Aposte na manutenção preventiva. ...
  7. Utilize softwares de gestão e a tecnologia a seu favor.

O que faz o setor de manutenção?

Um setor de gestão de manutenção eficiente funciona como uma orquestra, onde diversas competências precisam estar sincronizadas para o sucesso completo da operação. E esse time envolve profissionais de áreas técnicas, gestão administrativa, financeira e de tecnologia.

O que é gestão da manutenção?

A gestão da manutenção é o processo de supervisionar o funcionamento regular dos recursos técnicos. Além de recursos permanentes como máquinas, equipamentos, instalações e ferramentas.

Como funciona a manutenção?

manutenção corretiva planejada – É a correção do desempenho menor que o esperado ou da falha, que é realizado por decisão gerencial. manutenção preventiva – É a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado com periodicidade definida./span>

O que deve ser verificado durante a manutenção?

Os filtros de combustível, óleo e ar devem fazer parte da manutenção preventiva. Quando eles estão muito desgastados ou sujos não conseguem evitar poeiras e resíduos, o que pode ser fatal para o motor./span>