O que é um perfil de aço?

O que é um perfil de aço?

De forma bem simples, o perfil de uma viga ou outra peça de aço é o seu formato, o que afeta a maneira como o peso se distribui pela peça. Algumas formas são mais resistentes à pressão de determinados ângulos, tornando cada perfil mais adequado a um tipo específico de demanda.

Qual a diferença entre viga e perfil?

Assim como a viga ou perfil U, a viga ou perfil I tem diversas aplicações na indústria e na construção civil. Esses perfis ou vigas são laminados em aço carbono no padrão ASTM A-36 ou ASTM A-572GR50 e possui esse nome devido seu formato semelhante à letra “I”, com as abas internas inclinadas.

O que são perfis estruturais?

Os perfis estruturais consistem naqueles perfis ou vigas de aço que possuem aplicações na indústria e na construção civil. As vigas são extremamente pesadas e necessitam de um material muito resistente, justamente por isso, as vigas e perfis são tão utilizadas.

Como calcular o peso suportado por uma viga?

  1. Peso próprio da viga= (carga devido ao peso próprio da viga) = 0,20m x 0,40m x 2500kgf/m³ = 200 kgf/m.
  2. Peso próprio da alvenaria = (carga nas vigas devido ao peso próprio da alvenaria) = 0,25 m x 3,00 m x 112o kgf/m³ = 840 kgf/m.

Como calcular a resistência de uma viga?

No caso geral, tem-se: F = Fk → Fd = γf Fk → Sd ou, em estruturas de comportamento linear, F = Fk → Sk → Sd = γf Sk . No caso da flexão simples, tem-se: Fd → Md. As resistências são determinadas através de teorias apropriadas, a partir dos dados da seção transversal e das características mecânicas dos materiais.

O que é estribos em construção?

Os estribos são peças de metal que devem ser utilizadas junto com vergalhões para montar estruturas de sustentação para diferentes tipos de construção.

Mais tópicos