O que pedir no liquor?

O que pedir no liquor?

Exames Citológicos

  • Citologia Global e Diferencial;
  • Citologia Oncótica (Pesquisa de Células Neoplásicas);
  • Imunofenotipagem/Pesquisa de Clonalidade T e B: Auxílio diagnóstico das Leucemias e Linfomas que podem infiltrar o Sistema Nervoso (Espaço Subaracnoideo);
  • Imunocitoquimica.

Como fazer análise de liquor?

A coleta do líquor deve ser realizada por um médico e a punção lombar é o método mais comum. A coleta geralmente é realizada com o paciente em decúbito lateral, com anteflexão forçada da cabeça e membros inferiores flexionados, ou sentado, com anteflexão da cabeça.

Qual a cor do líquor?

O aspecto do líquor, embora não considerado um exame, funciona como um indicativo. O líquor normal é límpido e incolor, como “água de rocha”. Nos processos infecciosos, ocorre o aumento de elementos figurados (células), causando turvação, cuja intensidade varia de acordo com a quantidade e o tipo desses elementos.

Qual a cor do líquido cefalorraquidiano?

incolor

Como é feito o exame do líquido cefalorraquidiano?

Coleta de Liquido Cefalorraquidano (LCR)

  1. Geralmente a coleta é realizada com o paciente deitado e em posição fetal. Em alguns casos pode ser optada pela coleta com o paciente sentado.
  2. A coleta é feita na região da coluna lombar e é feita por um médico com treinamento nesse tipo de procedimento.

O que é fístula na coluna?

É um estreitamento do espaço no interior do canal vertebral. Esse espaço existe ao longo de toda a coluna vertebral e dá passagem e proteção a medula e aos nervos espinhais.

Quais os sintomas de fístula Liquorica?

Os sintomas dos pacientes com fístula liquórica são rinorréia clara, hialina, muitas vezes unilateral e que piora com esforço físico, tosse, espirro e mudança de posição da cabeça. Meningites de repetição sem causa aparente podem fazer parte do quadro clínico5.

O que é fístula Liquorica lombar?

A fístula liquórica decorre da lesão da aracnóide, dura-máter, osso e mucosa, que resulta em fluxo extracraniano de líquor. As fístulas são classificadas de forma didática em fístulas de origem nasal e de origem otológica. As fístulas liquóricas rinogênicas são mais comuns do que as otológicas.

Como tratar fístula Liquorica?

Tratamento. O tratamento cirúrgico, com fechamento da fístula liquórica, é o de escolha. O tratamento conservador inclui repouso prolongado, medicamentos para diminuir a produção de LCR, como a acetazolamida, e antitussígenos e laxantes para reduzir picos de aumento da PIC e aumento do vazamento.

O que é fístula na cabeça?

As fistulas liquoricas espontâneas são pequenas aberturas na base do crânio, por onde o líquido que reveste o cérebro (liquor) escapa. Esse vazamento ocorre geralmente pelo nariz ou pelo ouvido. O sintoma mais comum é a de saída de um líquido claro, por uma das narinas.