Como a urina é formada e qual a sua composição?

Como a urina é formada e qual a sua composição?

Dentro da cápsula renal, o sangue sofre uma forte pressão, que ocasiona a saída do chamado filtrado glomerular (ou urina inicial), líquido semelhante em composição ao plasma sanguíneo. Esse processo é denominado filtração. O filtrado é formado principalmente de água, ureia, glicose, sais e aminoácidos.

Como podemos eliminar a água do nosso corpo?

A eliminação de água pelo corpo acontece principalmente pela produção do suor, urina e fezes. Sabemos que nosso corpo é incapaz de armazenar água para uso futuro, sendo essa substância frequentemente eliminada.

Qual é a parte que elimina a urina para o exterior do corpo?

→ Uretra. A uretra é um órgão que garante a eliminação da urina para o meio externo.

O que elimina a urina do corpo?

O sangue filtrado sai dos rins pela veia renal, livre de excretas e rico em gás carbônico. De cada rim sai um tubo, os ureteres, que levam o produto da filtração e reabsorção (urina) até a um reservatório, a bexiga urinária, que tem por função armazenar a urina.

O que é urina Hipotonica?

O excesso de água no sangue inibe a produção de ADH e, na falta desse hormônio, os tubos coletores são impermeáveis à água, e a urina liberada é hipotônica.

Qual é a composição da urina em humanos?

Assim como a urina de outros animais, a urina humana é composta principalmente de água (91% a 96%), mas contém também ureia, ácido úrico, sal e outras substâncias. A urina é o produto final, resultante da excreção renal.

Como calcular a osmolaridade urinária?

Segundo essa óptica, devemos considerar que a osmolaridade urinária é uma medida de concentração e é igual ao número de partículas dissolvidas na urina dividido pelo volume urinário, ou seja, Uosm = carga osmótica (mOsm)/Volume de urina (L ou Kg).