O que são obras de arte especiais?

O que são obras de arte especiais?

Obras de arte especiais são estruturas que têm a finalidade de transpor obstáculos, tais como avenidas, vales, rios, entre outros. Quando construídas sobre cursos d`água, são denominadas pontes; sobre avenidas ou vales secos, viadutos.

O que significa a sigla OAE?

A norma cita a sigla OAE – obra de arte especial, uma estrutura classificada como ponte, pontilhão, viaduto ou passarela. ... Pode ser necessária a utilização de equipamentos especiais para acesso a todos os componentes da estrutura, lateralmente e sob a obra e, se for o caso, internamente, no caso de estruturas celulares.

O que é obra de arte na engenharia civil?

As obras-de-arte são o conjunto de obras de Engenharia Civil destinadas a assegurar, geralmente como parte constituinte de redes viárias, a circulação de pessoas, veículos ou produtos.

O que é uma obra de arte corrente?

Bueiros ou obras de arte correntes – OAC são dispositivos drenantes constituídos por linha de escoamento d'água, sobre o terreno natural, tendo todo o aterro sobre si, normalmente posicionados transversalmente a plataforma, permitindo a livre passagem d'água sob a rodovia.

O que pode ser considerado uma obra de arte?

Obra de arte, trabalho artístico ou somente obra, é uma obra criada ou avaliada por sua função artística ao invés de prática. Por função artística, se entende a representação de um símbolo, do belo. Apesar de não ter isso como principal objetivo, uma obra de arte pode ter utilidade prática.

É classificada como obra de arte em relação ao seu uso?

Obra de arte pode ser definida como uma criação humana com objetivo simbólico, belo ou de representação de um conceito determinado. Como exemplos de obras de arte, podemos citar: esculturas, pinturas, poemas, arquitetura, filme, música, artefato decorativo, etc. Uma obra de arte se difere de um objeto comum.

Quando é que um objeto é uma obra de arte ou quando não é?

Na realidade, exactamente por funcionar, e enquanto funcionar, de determinado modo como um símbolo, um objecto torna-se uma obra de arte. A pedra normalmente não é nenhuma obra de arte enquanto está na entrada da garagem, mas pode ser tal quando exposta num museu de arte.

Qual é a arte dos movimentos?

Movimentos artísticos são correntes da arte em que um grupo de artistas compartilha das mesmas ideias, tanto esteticamente quanto ideologicamente, e se unem com objetivos comuns. De maneira geral, eles têm um tempo de duração, que pode variar de meses a décadas.

Como descrever a arte?

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Como fazer a análise de uma obra de arte?

Como analisar obras de arte

  1. Observar atentamente as informações dadas na legenda da obra: autor, título, data da execução, suporte, dimensões, lugar de conservação.
  2. Obter dados sobre o autor: Data e lugar de nascimento e morte, origem social, anos e lugares de formação, idade que tinha quando foi realizada a obra, outras obras suas.

Como se faz uma análise de um livro?

A seguir, confira as dicas para realizar uma leitura aprofundada e rápida de um livro:

  1. 1- Leia o resumo antes. ...
  2. 2- Descubra os temas e símbolos principais. ...
  3. 3 - Sublinhe, destaque e tome notas. ...
  4. 4 - Leia resumos de artigos no jornal sobre o livro.

Como fazer análise de um texto literário?

Dicas para Analisar, Compreender e Interpretar Textos

  1. É comum encontrarmos alunos se queixando de que não sabem interpretar textos. ...
  2. 1º - Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. ...
  3. 2º - Seja curioso, investigue as palavras que circulam em seu meio.
  4. 3º - Aumente seu vocabulário e sua cultura. ...
  5. 4º - Faça exercícios de sinônimos e antônimos.
  6. 5º - Leia verdadeiramente.

O que é interpretação literária?

A interpretação de textos literários, por sua vez, dinamiza o conflito de um modo específico: enquanto interpretar pressupõe tudo-dizer e tudo-esgotar, no estilo “jura revelar toda a verdade, nada mais do que a verdade, somente a verdade”, a literatura pressupõe momentânea suspensão justo do que quer que se entenda por ...

O que é interpretação pessoal?

O termo também pode se referir à ideia de explicar ou declarar o sentido de algo, traduzir de uma língua para outra, expressar ou conceber a realidade de um modo pessoal ou executar ou representar uma obra artística. A palavra tem origem do latim interpretatĭo,ōnis que significa “explicação, sentido”.

Qual a intenção do texto literário?

Um texto literário é um texto composto em estilo de literatura, ou seja, escrito com uma linguagem feita de forma a causar emoções. ... Textos literários, portanto, não possuem apenas a função de informar, mas também uma função estética, ou seja, eles buscam um ideal estético definido pelo autor.

Qual seria a intencionalidade de um texto literario ao propor uma denúncia social?

Resposta. Resposta: Séria de denunciar os abusos da política, da desigualdade social, entre outros diversos assuntos!

Qual a diferença entre o texto literário e o texto não literário?

Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. ... É um texto informativo e, portanto, não literário. O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.