Como fazer a divisão de treino?

Como fazer a divisão de treino?

De acordo com o objetivo da pessoa, o instrutor pode indicar uma combinação de grupos musculares por dia, como por exemplo:

  1. A: peito, tríceps e ombros; B: costas e bíceps; C: treino inferior;
  2. A: costas, bíceps e ombros; B: coxa, glúteos e lombar; C: peito, tríceps e abdômen;

Quanto tempo dura um microciclo?

O microciclo é a menor unidade da periodização. Ele pode durar de uma a quatro semanas, sendo que a união de todos os microciclos é o que dá origem aos mesociclos. Aqui, os objetivos são de curto prazo e devem ser conquistados em cada sessão.

Quais os tipos de microciclo?

Os microciclos são as menores unidades do processo de periodização. Cada uma destas unidades são realizadas por sessões de treino. Estas unidades podem ser variar de acordo com a capacidade a ser trabalhada. ... Cada bloco de microciclo são os mesociclos e estes podem mudar várias vezes na mesma temporada de treinamentos.

Quais são os ciclos de treinamento?

Assim, o treino para obedecer ao ciclo da forma deve ser dividido em três períodos: preparação, competição e transição, que correspondem às três fases da forma, respectivamente, aquisição, manutenção e perda temporária (SILVA, 1997).

Quais as fases da periodização?

O modelo de periodização do treinamento de força proposto por Matveev é definido em três fases distintas: período preparatório, período competitivo e período transitório.

O que é periodização do treinamento?

Conforme já explicado em outras publicações, a periodização é uma forma sistemática de organizar a temporada de treinamento de um indivíduo. Periodização é oferecer dentro de um sistema de organização, estímulos diferentes em microciclos e mesociclos. ...

Como ocorre a periodização e suas características?

A periodização consiste em estabelecer tipos diferentes de estímulos de treinos em um espaço de tempo predefinido, visando um objetivo maior. De maneira simplificada, é a organização de cada etapa de preparação de um atleta, como se fosse um calendário.

Como montar uma periodização para hipertrofia?

Neste tipo de periodização para hipertrofia, a ideia-chave é periodizar o Volume e a Intensidade consoante a capacidade de recuperação e resposta de cada atleta ao treino. Ou seja, à medida que progredimos num bloco, o treino torna-se cada vez mais desafiante – com maior volume e proximidade à falha.

Como fazer uma periodização de treino?

Periodização abrange dividir seus treinamentos em períodos de 4 meses a 1 ano, com ciclos de construção da performance, em cada um destes ciclos você vai focar na melhora da força, hipertrofia, definição muscular ou transição para que ocorra o repouso ativo.

Como Periodizar treino de força?

O modelo clássico de periodização organiza o planeamento de treino em blocos de acordo com períodos de tempo específicos. Assim, o período mais longo é designado de macrociclo e tem a duração de cerca de 12 meses. O macrociclo é dividido em blocos de mesociclos (com a duração de 1 a 2 meses).

O que é periodização ondulatória?

A periodização ondulatória flexível permite que o corpo não se adapte a um mesmo estímulo. Mantém-se a intensidade necessária dentro dos padrões aceitáveis pelo corpo no dia em que o treino está sendo executado, promovendo, consequentemente, o estímulo necessário para o melhor desempenho muscular.

O que é Periodização Linear e ondulatória?

A periodização linear segue a tendência de diminuir o volume e aumentar a intensidade ao longo do período de treino, e a periodização ondulatória varia o volume e a intensidade de treinamento, elevando os ganhos de condicionamento em longos períodos de treino, isto é, a intensidade e o volume são variados pela ...

O que é treinamento ondulatório?

Nesta semana, vamos falar de um método de periodização da musculação chamado de ondulatória, que propõe uma mudança frequente, não linear e eficiente nos treinos com foco na hipertrofia. ... Esse tipo de treino recruta as fibras responsáveis pela força, potência e hipertrofia, ao mesmo tempo que as de resistência aeróbica.

O que é Periodização Linear?

Segundo Fleck (2011) a periodização linear segue o modelo clássico, começando com um treinamento de alto volume e baixa intensidade e progredindo para baixo volume e alta intensidade de treinamento. Na periodização não-linear ou ondulatória as mudanças de intensidade e volume acontecem com mais frequência.

O que é Periodização Linear reversa?

Segundo Rhea (2003), a periodização linear reversa é uma variação da linear como o nome sugere a mudança na intensidade e no volume é inversa então assim a um aumento no volume e uma redução gradual na intensidade a cada ciclo como na periodização linear a linear reversa a intensidade e o volume do treinamento são ...

O que é periodização Não-linear flexível?

A periodização flexível é uma forma de organização baseada no momento do aluno-praticante. Há um planejamento prévio do que precisa ser trabalhado e dentro da forma como o aluno se comporta e apresenta-se nos dias de treino, trabalhamos de uma forma mais adequada. ... No final, o treino não terá os efeitos esperados.

O que devemos trabalhar na fase básica do treinamento?

Visando proporcionar um condicionamento da aptidão do individuo que permita-o alcançar "performances máximas" em etapas mais avançadas do treinamento; na fase básica trabalha-se com maior volume e menor intensidade, visando desenvolver a resistência aeróbia, a resistência muscular localizada, a resistência da força ...

Qual a importância da periodização do treinamento?

O principal ponto benéfico da periodização é a capacidade do corpo realizar e suportar bem grandes esforços, evitando a ocorrência de lesões. A periodização também evita a fadiga, tão comum em pessoas que exercitam repetidas vezes a mesma parte do corpo.

Para que serve a periodização do treinamento?

A periodização é a organização do treinamento em um calendário com variações nos estímulos ao corpo com o objetivo de evitar que a adaptação natural do organismo humano impeça o desenvolvimento na musculação e em outras práticas físicas.

Qual o objetivo da Periodizaçao do treinamento?

Uma periodização bem organizada viabiliza, paralelamente, o ganho de resistência e força e gera hipertrofia e definição. ... Por todos esses aspectos, praticantes de musculação que fazem uma correta periodização do treino têm resultados muito mais efetivos e a ocorrência de lesões se torna muito menor.

O que é um treino sistematizado?

A periodização nada mais é, que a estruturação e organização dos processos de treinamento. ... Ele serve para nos nortear, quais os caminhos que devemos seguir no processo de preparação física, para a competição.

Qual é a vantagem e a desvantagem de se Periodizar Microciclo mesociclo e macrociclo um treinamento de força?

Por exemplo, a vantagem do microciclo é a facilidade de um treino mais suave, com cargas leves utilizadas por pouco tempo, porém a desvantagem é que não trará tanto resultado para quem necessita de mais força.

O que é periodização clássica de força e potência?

A periodização de treinamento clássica (TC), também conhecida como linear ou periodização tradicional de força/potência, caracteriza-se por iniciar com alto volume e baixa intensidade, progredindo para alta intensidade e baixo volume (FLECK, 2011).

Qual a importância da Ordem dos exercícios no treinamento de força?

Independente da ordem dos exercícios, intervalos de descanso maiores parecem influenciar no desempenho durante o treinamento de musculação. Um trabalho utilizado na revisão comparou intervalos de 1 e 3 minutos e o grupo que descansou mais teve um melhor rendimento.

O que caracteriza cada período do treinamento desportivo?

O período preparatório é relativo a aquisição da forma esportiva. O período competitivo é relativo a manutenção da forma esportiva. O período transitório é responsável pela perda temporal da forma esportiva.

O que é o treinamento desportivo?

O treinamento desportivo é o conjunto de atividades físicas realizadas por um longo período de tempo, de forma progressiva, que tem como função desenvolver as capacidades humanas, fisiológicas e psicológicas de um indivíduo.

Mais tópicos