São exemplos de equipamentos para proteção individual para o profissional de saúde?

São exemplos de equipamentos para proteção individual para o profissional de saúde?

Máscara de proteção respiratória (por exemplo N. 95)

  • Gorro.
  • Óculos de proteção ou protetor facial.
  • Máscara cirúrgica.
  • Avental impermeável de mangas longas.
  • Luvas de procedimento.

Qual a função do EPI Equipamento de Proteção Individual?

EPI é um item de segurança fundamental para as pessoas que exercem atividades de riscos. ... Como a própria lei o define, Equipamento de Proteção Individual (E.P.I) é todo meio ou dispositivo de uso pessoal destinado a proteger a incolumidade física do trabalhador durante a atividade laboral.

Quais são os procedimentos de manutenção e limpeza dos EPIs?

Dependendo do tipo de aparato, as formas de limpeza serão diferentes. Por exemplo, uniformes, luvas e perneiras podem ser higienizados com sabão neutros. Já os óculos, capacetes e calçados podem ser limpos com um pano úmido ou apenas papel toalha. Evite produtos abrasivos ou corrosivos.

Quem deve exercer a fiscalização para controle de qualidade de qualquer EPI?

A quem cabe responsabilizar-se pela manutenção da mesma qualidade do EPI padrão que deu origem ao Certificado de Aprovação – CA ? É obrigação do fabricante ou do importador. Quem deve exercer a fiscalização para controle de qualidade de qualquer EPI ? Os Agentes de Inspeção do Trabalho.

Quem rege a responsabilidade pela cobrança do fornecimento por parte dos empregadores e a utilização por parte dos empregados?

É obrigação do empregador fiscalizar e cobrar o uso do EPI por parte do trabalhador.

O que fazer quando um empregado se recusa a usar o EPI?

Se o empregado se recusar a usar o equipamento pode ser demitido por justa causa, já que além de ser um ato de insubordinação do empregado, está colocando em risco a sua saúde.

Quem deve fornecer os instrumentos de trabalho?

Quem deve fornecer os instrumentos de trabalho: o patrão ou o empregado? O patrão. Ele tem a obrigação de fornecer – sem cobrar nada por isso – as ferramentas de trabalho (foice, esmeril) e os equipamentos de proteção individual (máscara, bota, capacete, luvas). Além disso, deve manter esse material em bom estado.