O que é Sufixação e prefixação?

O que é Sufixação e prefixação?

Consiste na formação de palavras novas (derivadas) a partir de palavras já existentes na língua (primitivas). Há diferentes tipos de derivação: - Prefixal (ou por prefixação) - ocorre quando há acréscimo de um prefixo a um radical. - Sufixal (ou por sufixação) - ocorre quando há acréscimo de um sufixo a um radical.

O que é o que é derivação regressiva?

Na língua portuguesa, a derivação regressiva se dá por meio da retirada de um dos elementos da palavra primitiva (sufixos, morfemas). Por isso, para descobrir se o substantivo é deverbal, basta aplicar a seguinte regra: Substantivo que indica uma ação = palavra derivada, sendo o verbo a palavra primitiva.

O que é uma palavra imprópria?

A derivação imprópria, também chamada de conversão, é um tipo de derivação que acontece pela mudança de classe gramatical da palavra. Ou seja, a formação de uma nova palavra é obtida pela mudança da função gramatical (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, etc.) na frase.

Qual é a diferença entre aglutinação e justaposição?

As palavras formadas pela união de dois ou mais radicais chamam-se compostas, e podem sê-lo por justaposição ou aglutinação. ... 2) Se os elementos constitutivos da palavra estão intimamente unidos, subordinando-se a um só acento tónico, e sofrem perda da sua integridade silábica, há aglutinação.