O que é pronome demonstrativo e exemplos?

O que é pronome demonstrativo e exemplos?

Os pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo são empregados para seres ou coisas que se acham distantes da primeira e da segunda pessoa, do falante e do ouvinte. Por exemplo: ... São considerados também pronomes demonstrativos: o, a, mesmo, próprio, semelhante e tal.

Está perto da pessoa com quem se fala?

O pronome demonstrativo aquele deve ser usado quando o objeto ou ser que está sendo referido está longe da pessoa que fala e da pessoa a quem se fala. Também deve ser usado para indicar um passado distante ou para referir algo que foi mencionado com uma grande distância no discurso.

Quando utilizar esse?

Quando usar Esse? O pronome 'Esse' refere-se ao passado ou futuro próximo, é usado quando o que está sendo demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa que ouve.

Quando se usa essa é esta?

O pronome essa indica que a casa está perto da pessoa com quem falo, ou distante da pessoa que fala. O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo. Exemplo: "Esta noite vou ao cinema". Já o pronome esse/essa refere ao passado ou futuro próximo.

Qual é o pronome que indica algo ou pessoa que está distante do locutor e do ouvinte?

O pronome que indica algo ou pessoa que está distante do locutor e do ouvinte é o pronome demonstrativo. Nesse sentido, como exemplo de pronomes demonstrativos pode - se citar: aquele e aquela.

Como se referir a algo já citado?

Para se referir a algo que será citado, deve-se usar “este”, “esta”, “isto”. Exemplo: "A decisão do Copom é esta: a taxa de juros foi reduzida". O pronome "esta" se refere à decisão que ainda será anunciada.

Como usar o pronome este e esse?

Para melhor entendimento: ao conversar com um colega, se você quiser se referir a ele sobre algo que está perto de você, será usado o pronomeeste”. Mas se quiser se referir a algo que está próximo do seu colega, o pronome usado será “esse”.

Qual é o pronome de quem?

O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

Qual a classificação do pronome quem?

Podem ser classificados como pessoais (eu, você, eles), possessivos (meu, seu), demonstrativos (este, aquele), interrogativos (quem, qual), indefinidos (alguma, alguém), relativos (que, qual) e reflexivos (si mesmo).

Qual o pronome de eu?

São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

Que vai ou quem vai?

Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.

Foi ele que ou foi ele quem?

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.

Em que ou o qual?

Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.

Que é em quê?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.