O que é a importância do trabalho voluntário?

O que é a importância do trabalho voluntário?

No trabalho voluntário você tem a chance de aprender com outras pessoas, inclusive fora do seu meio social. Por exemplo, você está cursando Arquitetura e no local onde você faz trabalho voluntário existe um profissional de Ciências Contábeis que vai dar a você noções de finanças.

O que te motiva a ser voluntário?

Conhecer pessoas, ajudar o próximo, ensinar uma habilidade e compartilhar amor. Ser voluntário é transformar o seu olhar para todas as pessoas e o mundo em que você vive. O trabalho voluntário pode ser bem gratificante e até melhorar o seu currículo profissional (desde que esse não seja o seu único objetivo).

O que é ser voluntário?

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e, com isso, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Você pode começar uma ação voluntária identificando uma causa ou necessidade social e descobrindo uma maneira de colaborar.

Que tipo de atividade você espera desenvolver como voluntário?

  • Sabem trabalhar em equipe. O trabalho voluntário nunca é feito sozinho. ...
  • Têm iniciativa e sabem se comunicar. Embora saiba trabalhar com outras pessoas, o bom voluntário não espera ordens para agir. ...
  • São motivados. ...
  • Possuem empatia. ...
  • Se comprometem à causa.

Quem precisa de trabalho voluntário?

As Nações Unidas definem o voluntário como “o jovem ou adulto que, devido a seu interesse pessoal e o espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”.

O que colocar no trabalho voluntário?

O trabalho voluntário no currículo deve entrar no campo informações complementares. Ele existe exatamente para que você possa destacar realizações que não cabem em outras partes do currículo, como cursos de curta duração, intercâmbio etc. Normalmente, ele não oferece funções ou cargos específicos.